Notícias

Diferença entre prótese dentária e implante

Nada mais gratificante do que ter motivos para sorrir! A Odontologia conta com diversos tratamentos para trazer de volta o sorriso. Para quem perdeu um dente ou precisa de reparos, a dúvida é sobre a prótese ponte fixa dentária e o implante. Quais as diferenças? O que preciso fazer?  A Cirurgiã-Dentista, Mestre em Implantodontia, Especialista em Periodontia e Diretora Clínica do IOS – Instituto Odontológico, Dra. Marlei Bonella explica os dois casos.

 

A prótese ponte fixa dentária é uma peça artificial feita para substituir um ou mais dentes ausentes. “E preciso desgastar dois dentes no mínimo para substituição de um dente. Como o próprio nome já fiz, os dois dentes adjacente servem de apoio para o pôntico. Já o implante dentário é a solução mais moderna e permanente para substituir dentes ausentes. “Consiste em inserirmos um parafuso de titânio no osso da maxila, que será a raiz artificial do dente,  sobre a qual a prótese dentária é fixada”, diz  Marlei. 

 

Qual a importância desses tratamentos? “A melhora na saúde como um todo”, diz a dentista que  lista os fatores positivos: Melhora na mastigação – a presença de dentes saudáveis  permite uma mastigação eficiente e adequada - Preservação Óssea: A perda de dentes pode levar à reabsorção óssea na mandíbula, e os implantes ajudam a preservar o osso alveolar, estimulando-os  de maneira semelhante às raízes naturais dos dentes. Melhora na Fala: A ausência de dentes pode afetar a fala, levando a problemas de pronúncia e articulação. Autoestima: a substituição dos dentes ausentes por implantes pode melhorar significativamente a estética do sorriso, ajudando a pessoa a se sentir melhor consigo mesma.

menu
menu