Notícias

Obesos têm mais chance de ter câncer

No Dia de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, os profissionais da saúde estão unindo esforços para conscientizar a população sobre a estreita ligação entre o excesso de gordura corporal e o desenvolvimento de câncer. Médicos alertam que a obesidade não é apenas uma preocupação estética, mas um fator de risco significativo para diversos tipos de câncer.

“A obesidade tem sido associada a um aumento substancial no risco de desenvolvimento de cânceres como os de mama, cólon, endométrio, rim e outros. Isso se deve, em grande parte, ao fato de que o excesso de gordura corporal pode desencadear inflamação crônica, perturbar os níveis hormonais e criar um ambiente propício para o crescimento descontrolado de células cancerígenas”, explicou a Endocrinologista e Metabologista Gisele Lorenzoni.

Segundo ela, a obesidade não apenas aumenta o risco de contrair câncer, mas também pode afetar a eficácia dos tratamentos existentes. Quem tem câncer e está acima do peso pode tornar o processo de cura menos eficaz, complicando ainda mais o quadro clínico. “Ao focar na prevenção através da manutenção de um peso saudável, é possível reduzir significativamente as chances de desenvolver câncer e, ao mesmo tempo, melhorar a eficácia dos tratamentos”, destacou a médica.

menu
menu