Notícias

Determinação para conquistar os objetivos de vida

Ter determinação e resiliência para construir uma história da qual se orgulhar. Esse foi o principal aprendizado que a administradora Cleoní Vera Tomazzela compartilhou na tarde desta quarta-feira (29), no auditório do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), durante a palestra "Mulher: como e onde deixar a sua marca", um evento promovido pelo Instituto de Administração do Espírito Santo (IAES) em homenagem ao mês da mulher.

 

A palestrante, com muita leveza, abordou com profundidade a necessidade de desenvolver competências profissionais e pessoais para alcançar uma posição de sucesso na sociedade. "Quanto maior nossa capacidade de resiliência, maior também serão as chances de ver realizados os sonhos que temos", destacou a administradora.

 

Ela, que decidiu trabalhar como empregada doméstica para obter o diploma no curso superior de Administração, ensinou a importância de usar os acontecimentos que não podem ser mudados a favor do objetivo de vida. Nesse sentido, por exemplo, a palestrante lembrou uma situação em sua jornada que demandou expertise e valorização pessoal.

 

"Eu gostava de cálculos e sabia fazer. Atuando como doméstica, percebi a dificuldade do filho de meu patrão na matéria e comecei a ajudá-lo. Em pouco tempo prestava auxílio aos amigos deles", compartilhou. A partir daquele momento, Cleoní passou a ganhar mais dinheiro com o reforço de aula do que como doméstica. "Aprendi a dar valor ao que sei e ao meu conhecimento. Nós precisamos fazer o mesmo", acrescentou.

 

Além disso, ela recomendou estabelecer metas claras para obter a posição desejada na sociedade. "Sem foco fica difícil. Inclusive todo o nosso comportamento, a mensagem que emitimos para as pessoas com as nossas ações precisa estar alinhada com o que queremos. É muito comum vermos indivíduos desejarem o sucesso do outro, mas não querer ter o trabalho desse alguém para chegar lá. Isso é um erro", pontuou Cleoní Vera Tomazela.

 

Por isso, a administradora deixou evidente que sem a determinação muitas conquistas não acontecerão. "Nós vemos muitos homens e mulheres que são os primeiros do mundo em alguma coisa e queremos isso. E nós? Em que somos os melhores? É fundamental sermos excepcionais naquilo que nos propomos fazer", recomendou a palestrante.

 

Em paralelo a tudo isso, Cleoní deixou um recado muito humano para todos os participantes do evento: "valorizem as pessoas que vocês amam e são importantes para você. Cuide-se e dos outros também", finalizou ela.

 

A administradora Marly Uliana, Conselheira que representa o Espírito Santo no Conselho Federal de Administração (CFA), foi uma das responsáveis pela promoção desse encontro. Para ela, a tarde foi de aprendizado. "Foi tudo excelente. Cleoní promoveu a participação e foi muito prática em sua abordagem. Sem dúvida, uma troca de experiência rica. Tenho certeza que todos saíram carregando muito conhecimento", destacou.

 

A inspiração desse momento com a Cleoní foi o que marcou a administradora Neidy Christo, membro da comissão do IAES e que atua também como diretora na Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Espírito Santo (ABRH-ES). "Esse evento foi inspirador e mostrou que é possível conquistar mesmo diante da falta de oportunidade e incentivo, desde que, sejamos dedicados a isso. Cleoní revelou o quanto a determinação é importante", pontuou.

 

Outros momentos

Além da palestra com a Cleoní, as mulheres participaram de dois workshops na tarde de quarta-feira (29). Um, voltado para maquiagem e cuidados com a beleza, foi ministrado pela consultora Juliana Malfacini. O outro, contou com a presença da nutricionista Mariana Herzog. Ela ofereceu dicas e orientações para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

 

menu
menu