Notícias

Estratégia inédita usa amigos para prevenir violência no namoro

Quem tem amigos, tem tudo! Uma pesquisa brasileira e inédita aposta no vínculo entre amigos para prevenir a violência no namoro. A estratégia pretende reduzir o número de 76% de jovens que já praticaram ou foram vítimas desse abuso, segundo um estudo da Fundação Oswaldo Cruz.

 

“As redes de amizades têm papel fundamental para prevenir a ocorrência de novos casos e de reincidência, tendo em vista que grande parte das experiências afetivas são compartilhadas e discutidas entre amigos”, explicou a psicóloga e pesquisadora Karine Brito dos Santos, em sua tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UNB).

 

A estratégia consiste em receber orientação, auxílio e aconselhamento dos amigos, um relacionamento que tem a capacidade de encorajar e oferecer segurança emocional para se libertar do agressor (a). De acordo com a pesquisadora, “as pessoas consideram que o que acontece em relacionamentos amorosos alheios é algo privado, particular, que elas não devem intervir. Mas, em muitos casos de violência, se não houver intervenção, as consequências podem ser fatais”, acrescentou Karine.

 

Como perceber evitar a violência no namoro?

Um relacionamento violento, em geral, não começa do dia para a noite, segundo a psicóloga Roberta Vallory, que tomou conhecimento da pesquisa. Ela explicou que “as agressões verbais são as primeiras a surgir em um namoro violento”.

 

Em paralelo, o agressor começa a diminuir os méritos da vítima como forma de demonstrar que aquele relacionamento é merecido. “A pessoa agredida passa a aceitar uma condição de vida inferior ao desejado e começa a degradação interior. É preciso ter atenção aos primeiros sinais e compartilhar com amigos e familiares para obter ajuda”, acrescentou Vallory.

 

menu
menu