Notícias

Dia Nacional do Teste do Pezinho ganha ação em Vitória

Nesta quarta-feira, dia 6 de junho, em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, o Shopping Vitória será palco de uma ação de conscientização da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vitória (Apae) sobre a importância da realização do exame que pode detectar 50 tipos de doença.

Durante todo o dia, funcionários da entidade farão a entrega de panfletos e darão orientações ao público sobre a necessidade de garantir que todos os bebês sejam submetidos ao exame para que eventuais doenças sejam detectadas precocemente e o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes.

A orientação é que o procedimento seja realizado preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. A Apae de Vitória é o serviço de referência em Triagem Neonatal do Espírito Santo, com mais de 26 anos de experiência.

A entidade realiza o Teste Básico para a rede SUS em todos os municípios do Estado, como também aplica diversas versões do Teste do Pezinho Ampliado para convênios e particular, podendo identificar mais de 50 doenças.

Saiba mais sobre o Teste do Pezinho:

O teste do pezinho é uma das principais formas de diagnosticar seis doenças que, quanto mais cedo forem identificadas, melhores são as chances de tratamento. São elas fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Para realizar o teste do pezinho, a família deve levar o recém-nascido a uma unidade básica de saúde entre o 3° e o 5° dia de vida. É fundamental ter atenção a esse prazo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda garante o atendimento com médicos especialistas (Atenção Especializada) a todos os pacientes triados. Para as seis doenças detectadas no programa, há tratamento adequado, gratuito e acompanhamento por toda a vida nos 31 serviços de referência em triagem neonatal do país, presentes em todos os estados brasileiros. O Teste do Pezinho está disponível no Brasil todo, com 21.446 pontos de coleta, distribuídos na rede de Atenção Básica, Hospitais e Maternidades.

O teste é feito no pezinho por ser uma região bastante irrigada do corpo, o que facilita o acesso ao sangue para a coleta da amostra. Apesar de muitos bebês chorarem durante o exame, a picadinha no calcanhar é muito importante para dar as melhores condições de desenvolvimento para as crianças brasileiras. Esse não é um exame que traz riscos ao bebê. Muito pelo contrário, é rápido, pouco invasivo e até bem menos incômodo do que a coleta com seringa em uma veia no bracinho.

 Fonte: Ministério da Saúde

 

 

 

 

menu
menu