Notícias

Gestão de materiais no serviço público: eficiência faz a diferençais

A gestão de materiais dentro de uma organização pública é fundamental. Adotar estratégias, ter objetivo e foco, manter a perseverança e uma equipe qualificada são fatores importantes para alcançar esse objetivo. Quem atua na área precisa fazer uma reflexão: o método e as técnicas que utilizo têm sido eficazes? O principal fator para ter em mente é saber que os controles estão garantindo informações atualizadas. Isso pode trazer várias reflexões a respeito da organização de suas atividades.

Para facilitar essa caminhada é possível dispo de algumas estratégias. A primeira é saber educar a sua equipe para o trabalho. Garanta que eles tenham conhecimento do conteúdo a ser trabalhado. Explore tópicos, subtemas e use exemplos de outras empresas que mantenham atividades patrimoniais eficientes e eficazes.

Depois, entenda que o cronograma de trabalho é algo imperativo. Estabeleça ações e prioridades, delegue aos seus colaboradores desde atividades rotineiras até atividades específicas, determinando um prazo para elas. Neste momento criar um grupo em rede social privada por auxiliar na para troca de informações.

Tomadas essas decisões, tenha um objetivo para o trabalho. Proponha a construção de um manual de administração patrimonial, aborde uma série de temas voltados ao patrimônio das empesas públicas, busque exemplos, interaja com profissionais especializados. Lembre-se: tempo, atividade e resultado são essenciais. Se você envolve esses três elementos, a sua sessão de estudos será concentrada e proveitosa.

Também é importante está certo de que dispõem de um bom sistema de gestão patrimonial capaz de processar transações instantâneas pela web com acesso em 24 horas; Aposte na tecnologia web, pois a segurança de dados, velocidade de carregamento, usabilidade otimizada e atendimento ao negócio são primordiais para o sucesso. Mesmo diante da internet, não deixe as reuniões de lado. Faça periodicamente com seus colaboradores e o pessoal da contabilidade visando o continuo desenvolvimento e acompanhamento do trabalho, trazendo novos progressos aos normativos e regulamentos, inovando sempre que necessário.

Por fim, procure mão de obra especializada. Manter um profissional especializado coordenando todo o trabalho faz toda a diferença. Que essa pessoa tenha trabalhado com projetos desta natureza, tenha experiência relevante. E siga compreendendo que é necessário investir na capacitação e formação, pois precisamos aprender sempre.

Artigo do Administrador Antônio José Gonçalves de Siqueira - Representante Institucional do Conselho de Administração do Espírito Santo (CRA-ES)

menu
menu