Notícias

Há algo para ser feito?

O incêndio que vitimou mais de 80 pessoas na Califórnia, nos Estados Unidos, traz a tona um importante alerta: o Verão está próximo e com ele aumentam os riscos de queimadas devido ao clima seco. Saber disso é fundamental, pois precisamos atuar em cima de uma questão: há algo para ser feito? Podemos esperar tragédias acontecerem para tomar providências e nos prevenir?

Antes de tudo é fundamental o planejamento e a atenção para o uso das novas tecnologias que surgem no mercado. Essas ferramentas podem ser aliadas da prevenção. Em geral, é a falta de conhecimento das pessoas para o tipo de material utilizado nas construções que aumenta o risco.

Não poucas as pessoas que desconhecem e até assumem um posicionamento mais crítico na escolha do material para uma construção. Muitos deixam de verificar as certificações, a resistência a incêndio o quão tóxico pode ser, entre outras questões. A legislação também é omissa quanto ao assunto.

Hoje temos tecnologias e soluções que previnem e diminuem o impacto de um incêndio, por exemplo. Existem materiais, como os painéis estruturais antichamas capazes de regular a opacidade da fumaça e minimizar os impactos, caso esteja em contato com o fogo. Essa solução, desenvolvida pela Flexmade, inclusive é capixaba e certificada pelo código de construção da Flórida e do Brasil.

Opções não faltam para evitarmos as tragédias. O que temos de menos é a percepção crítica dos posicionamentos necessários para atuar na prevenção.

menu
menu