Notícias

O Mercado Nupcial vai bem, obrigado!

 

            Que o país anda em crise faz tempo que nós brasileiros acompanhamos a saga. Porém, o mercado que envolve o universo nupcial não vem sentindo isso. De acordo com dados da Associação Brasileira de eventos (Abrafesta) publicados no site da Revista Exame, em 2016 os brasileiros desembolsaram R$ 17 bilhões com eventos sociais. A quantidade de casamentos passa de um milhão ao ano e os gastos com cerimônia aumentam por volta de 10,4%. Entre 2013 e 2016 o crescimento foi de 25%. Só na cidade de São Paulo, 74 mil casamentos movimentaram 1,4 bilhão de reais em 2016. “Quem ofereceu bons serviços conseguiu crescer de 10% a 30% nos últimos anos”, afirma Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.

            Por aqui, diversos empresários do segmento apostam no ramo e fazem sucesso com clientela fiel, que passa por toda a família. Como exemplo, temos diversos empresários para listar, como as jovens irmãs Kamilla e Karoline Zanelato, a frente do Milla Karolie Atelier de Noivas, que além de gerenciar o negócio de vestidos de noiva, também colocam a mão na massa, criando os modelos de seus vestidos, além de revenderem marcas internacionais. As irmãs sempre antenadas percebem as mudanças nomercado nupcial, para sempre estarem se atualizando. “Os casamentos de dia estão muito em alta, e vestidos no estilo mais romântico, leves e com diversos bordados em 3D estão em alta, e ainda com a alta das cerimônias, muitos casais estão optando porcasar aos domingos. Por dificuldade em conseguir datas em igrejas, muitos casais estão optando por esta opção, que tem um estilo mais leve: são cerimônias que acontecem de dia, ou à tarde e são realizadas em campos, praias e geralmente com brunch ou almoços”, explica Karol.

            Outro exemplo são as peças para o enxoval da coleção ‘Bridal’, especialmente desenvolvida para as noivas, que acabou de desembarcar na Valisére do Shopping Vitória. As peças brancas e delicadas abusam da transparência do tule e trazem aplicações de renda em pontos estratégicos, como o busto, costas e mangas. “Entre os destaques da coleção estão o robe longo confeccionado em chifon e a chemise de tule que pode compor um look do dia a dia seguindo a tendência do slipdress”, conta a empresária Terry Lee Decottignies.

            Já no segmento do universo masculino de casamento, os noivos também não ficam para trás e os ternos, gravatas, blazers, sapatos surgem em diversas opções e tendências atuais. As empresárias a frente da RPacheco Noivos - Rachel e Flávia Pacheco – contam uma das tendências: “A padronização de padrinhos e madrinhas em casamentos tem crescido bastante e dá um efeito muito especial seja na celebração, e na hora das fotos oficiais. Por aqui, o mais utilizado é a indicação mesmo de qual cor de terno, gravata ou vestido que o casal de padrinhos vai usar. Até pouco tempo atrás, a tradição era muito utilizada por madrinhas, mas atualmente os homens têm dado importância para a elegância que é conferida quando todos os padrinhos usam a mesma peça, ou a mesma cor de terno, gravata, lenço, flor”, afirma Rachel. Com tanta competência, as empresárias inauguram no próximo mês (abril) uma nova loja, em Vila Velha.

Para os noivos, preto, azul e cinza ainda são as cores preferidas para subir ao altar numa cerimônia com estilo clássico e à noite. Mas os homens que querem ousar um pouco mais podem optar pelos ternos em tons de castanho e vinho para o dia do sim. O empresário Rachid Assad, sócio proprietário das lojas Maschio fala que essas cores são ótimas opções para os casamentos no inverno, mas avisa que o noivo precisa ter personalidade para usá-las. “O terno vinho é muito bonito, mas também chama bastante atenção. Por isso, fica mais adequado em noivos mais jovens e com um estilo mais descolado”, afirma.

            O mercado é tão movimentado, que diversas feiras são realizadas para reunir fornecedores do segmento em um só local, para atender aos casais. Fato que no Espírito Santo, uma feira chega neste ano a 15ª edição, o “Evento Noivas do ES 2019”. Comandado por Flávia Firmino e Joelma Peterle, elas reúnem os mais conceituados representantes da área, como lojas de vestidos de noivas, noivos, fotógrafos, doceiros, orquestras, videomakers, decoradores, iluminadores, DJs, floristas, entre outros. “Além de darmos espaço para diversas pessoas que já estão na área, também damos oportunidades para quem está começando a mostrar seu trabalho. Montamos uma grande festa, com apresentação das orquestras, degustação de bolos, doces e bebidas, além de desfiles que são concorridíssimos”, conta Joelma. “Além disso, produzimos uma revista com diversas matérias a respeito do mercado, com dicas e um guia de todos os fornecedores, para ficar fácil para os noivos se decidirem”, pontua Flávia.

            Com a demanda em alta, vale apostar no negócio. O restaurante Coco Bambu Vila Velha, que fica localizado dentro de um shopping, é referência em gastronomia e atendimento, criou um espaço de eventos, voltados para realização de festas e as cerimônias de casamento que acontecem por lá. “Quando o casal opta por chamar apenas a família, ou amigos mais próximos, o nosso espaço é ideal. Já recebemos festas com 200 pessoas. Oferecemos o espaço, serviço de buffet, decoração, além do ambiente contar com toda a estrutura do restaurante e com gerador próprio”, conta um dos sócios, Fernando Grangeiro. “Diversos casamentosjá aconteceram em nosso espaço, tanto de dia quanto à noite. É um segmento em que investimos e que têm dado certo e estamos cada vez aprimorando mais”, ressalta.

A história também tem sido importante. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava a vena d’amore e estaria diretamente ligada ao coração. Por isso, hoje o momento que segue o “sim-sim” é tão especial. “É quando a crença é personificada para o casal. O momento das alianças tem um sentido especial que remonta gerações e cultura. Então não dá para usar um anel qualquer. Precisa estar à altura do contexto”, contou a designer de joias Carolina Neves, cuja coleção I Do foi criada para atender as noivinhas em seu grande dia.

 

 

 

menu
menu