Notícias

Samp promove ação no Dia Mundial da Saúde em Vila Velha

O Dia Mundial da Saúde, que visa a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da saúde para uma boa qualidade de vida, contará com ações de prevenção e bem-estar neste domingo, no município de Vila Velha. A iniciativa é uma realização das empresas Samp, Tembici e Banestes, em comemoração à data, lembrada em todo o mundo no dia 7 de abril.

No horário de 8h às 12h, profissionais da saúde darão expediente na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica. Quem for ao local poderá fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal, que avalia o peso do indivíduo em relação à sua altura para indicar se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do desejável.

A equipe também fará ação preventiva para alertar a população sobre os riscos e complicações clínicas associadas ao descontrole da hipertensão arterial. No espaço será realizada, gratuitamente, a aferição da pressão. Todas ações serão abertas e gratuitas à população. Os clientes da Samp receberão, no entanto, orientações sobre o aplicativo Samp Bio para monitoramento da saúde.

A programação inclui, ainda, o estímulo à prática de atividades físicas. Os passantes poderão curtir uma agenda de atividades com aulas de alongamento e HIIT (High-intensity interval training) lecionadas pelos profissionais da GL Funcional, do personal Glênio Luiz.

Já o serviço de compartilhamento de bicicletas de Vila Velha, administrado pela Tembici, com patrocínio das empresas Samp e Banestes, também contará com uma ativação no dia. O objetivo é incentivar o uso da bike como meio de transporte e aliado da saúde e do bem-estar. O serviço será gratuito, por meio da ativação do código promocional DIADASAUDE pelo aplicativo Bike VV. A estação 07 funcionará em formato de bolsão, disponibilizando bicicletas extras.

Para a cardiologista Flávia Pezzin, da Samp, o Dia Mundial de Saúde deve servir como uma alerta sobre a necessidade de buscar sempre o bem-estar físico e mental. “É importante ter hábitos saudáveis, que inclui alimentação correta, atividade física regular, pelos menos 150 minutos por semana, realizar consultas médicas periódicas e jamais se automedicar. Ao perceber qualquer sintoma, o paciente deve buscar um profissional de saúde para avaliações clínicas e laboratoriais”, orienta Flávia.

A cardiologista também chama a atenção da população sobre os riscos do sedentarismo. “Embora aplicativos, carros e tantas outras tecnologias adiantem bastante a nossa rotina, elas inibem, por outro lado, a realização de exercícios físicos. A inatividade é um comportamento prejudicial à saúde. Ela é a principal causa do crescimento da obesidade. O sobrepeso provoca o surgimento de doenças cardiovasculares, além de ocasionar diabetes, hipertensão, descontrole da taxa de triglicérides, entre outras enfermidades”.

 

menu
menu