Notícias

A Catedral de Vitória ganha espaço sagrado para a guarda dos Santos Óleos

Fotos: Sagrilo

 

O espaço sagrado onde são guardados os Santos Óleos do Crisma, Catecúmenos e Enfermos será apresentado para a comunidade dia 18, terça-feira, às 17 horas. Localizado na Sala de Batismo da Catedral, ele foi restaurado e revitalizado no grande restauro de 2015.

O local que abriga os Santos Óleos faz parte de um projeto de adequação litúrgica e apresenta um mosaico ao fundo, em granito, com desenhos de pétalas e outros motivos, que se entrecruzam, criando movimentos sem começo e fim aparentes, representando um pedaço do céu. Os vasos com os Santos Óleos, confeccionados em latão, têm altura de 60 centímetros cada e são verdadeiras obras de arte

Além da peça sagrada para a guarda dos Santos Óleos, a sala também contempla uma pia Batismal, um outro mosaico no piso e um vitral com cenas do batismo, conforme a liturgia determina.

Seguindo as normas internacionais de restauro e novas intervenções no patrimônio cultural tombado, o conceito dessa obra foi erguido na linguagem sacra contemporânea, fundamentada na linguagem simbólica cristã.

 

Sobre os Santos Óleos

A liturgia da igreja cristã, seguindo os costumes da unção presente no Antigo Testamento, celebra durante a Missa da Unidade, na quinta-feira Santa, a Bênção dos Santos Óleos: Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Santo Crisma.

Neste momento, considerado uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do Bispo e sinal da íntima união com os presbíteros, junto aos presbíteros das várias regiões das dioceses, é consagrado o Santo Crisma e benzido os outros Óleos.

Os Santos Óleos são guardados na Catedral e dali distribuídos para as paróquias. Na celebração desse mistério, sempre é o Cristo que os unge. O óleo é perfumado e o perfume é o próprio Cristo.

O Óleo do Crisma é usado no Sacramento da Confirmação (Crisma). Ele unge os confirmados na graça e dom do Espírito Santo, para viver como adulto na Fé.

O Óleo dos catecúmenos liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo espírito. Ele é usado nos que se preparam para receber o Batismo.

O Óleo dos Enfermos, atestado por São Tiago, é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos. Ele significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, da dor ou da morte, se for da vontade de Deus.

Esse ritual foi reformado por decreto do Concílio Ecuménico Vaticano II, promulgado por autoridade de S.S o Papa Paulo V.

menu
menu