Notícias

Constelação Familiar: técnica ajuda a resolver conflitos familiares

A constelação familiar é uma terapia alternativa que consiste em solucionar traumas e conflitos trazendo à tona as tensões que precisam de cura. O método foi criado na década de 70 pelo psicólogo alemão Bert Hellinger com o objetivo de auxiliar no entendimento de memórias passadas.

“A constelação serve para analisar a família ou o grupo desse indivíduo e buscar a raiz desse comportamento, que pode ser reflexo de uma situação tão traumática para sua família que perpetuou-se através das gerações. É uma forma de liberar todas as tensões do presente, que tem sua origem real no passado e na repetição dos conflitos, comportamentos e acontecimentos da história familiar”, pondera a psicanalista e hipnoterapeuta Patrícia Rosário.

A técnica ou terapia alternativa é uma forma de liberar todas as tensões do presente, que tem sua origem real no passado e na repetição dos conflitos, comportamentos e acontecimentos da história familiar, minimizando confusões.

A técnica não substitui, mas complementa a psicoterapia. “Quando entendemos o ambiente familiar através da constelação podemos avaliar o paciente com maior conhecimento e assim promover de forma eficaz caminhos para cura definitiva de seus medos e traumas, liberando do ambiente consciente e subconsciente os desequilíbrios contidos no sistema familiar. Se o constelado já tem um terapeuta, aconselhamos que ele o acompanhe durante a técnica; se não tem, que ele procure um a fim de trabalhar as questões familiares que ali foram evidenciadas”, recomenda o psicanalista e hipnoterapeuta Inácio Ferreira.

A Justiça brasileira tem feito uso da constelação na solução de conflitos familiares. A técnica, além da mediação e da conciliação, vem sendo utilizada em vários estados brasileiros, como Goiás, São Paulo, Rondônia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá e o Distrito Federal.  

“A constelação familiar visa trazer harmonia no processos familiar. Com o uso desta técnica é possível aumentar consideravelmente as chances de acordo, sem ter a necessidade de um longo processo judicial. A partir da observação, de muitas vezes as decisões dos juízes não eram cumpridas e que os processos não traziam desfecho positivo para os envolvidos por se tratar de acordos impostos, a conciliação familiar através da técnica de Constelação tem se mostrado mais eficiente nos resultados pois as ações são originárias das partes envolvidas”, revela Inácio.

Renomada

A renomada consteladora Katia Abutara vai realizar a técnica de constelação nos dias 6 e 7 de julho, no Espaço Integrar, em Vila Velha. Katia é uma das principais profissionais que ministra constelações no país.

Espaço Integrar

O “Espaço Integrar” é uma casa com foco em pensamentos sobre psicanálise e terapia. Localizado em Vila Velha, oferece técnicas terapêuticas como constelação familiar e hipnoterapia, além de integrar outras especialidades médicas, são elas: auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, ventosaterapia, terapia com florais, reiki, reflexologia podal, kinesio tape e cone hindu.

Os sócios e psicanalistas Inácio Ferreira, Patricia Rosário e Nelyane Nascimento buscam a partir dos diversos tratamentos contribuir para a saúde dos capixabas. “A partir das técnicas, ajudamos a transformar as reflexões das pessoas em atitudes”, diz Nelyane Nascimento.

menu
menu