Notícias

Economista dá dicas simples para todo mundo economizar em casa

Definir um valor máximo para pagar a água e a luz, vender artigos e roupas com pouco uso e seguir fielmente a lista de compras do supermercado. Essas são algumas dicas da economista e planejadora financeira Cecília Perini para quem já não tem mais de onde tirar dinheiro e ainda precisa economizar.

Delimitar o teto de consumo para água e luz, segundo ela, é o primeiro passo. “É uma despesa fixa que aumentou, pois estamos ficando em casa. Não tem como fugir, mas é possível reduzir o gasto definindo um valor máximo e acompanhar o consumo. Deixar “pra” lá e apertar o cinto para pagar pode ser um tiro no pé. Manter o controle é mais saudável para as finanças”, explicou Cecília.

Depois e não menos importante, separe móveis e artigos como roupas com pouco uso, e disponibilize para a venda. “Não se sinta mal por vender ao invés de doar. Em muitos casos o valor financeiro que você pode ter de retorno pode ajudar mais pessoas doando aquele item sem critérios”, alertou a economista, que ainda recomenda a troca por algum outro objeto necessário no lugar de comprar um neste momento.

A lista do supermercado? Precisa seguir a risca de acordo com Cecília Perini. “Fazer compras online pode ajudar a se manter na linha. Seja fiel a sua necessidade. Não compre itens desnecessários, que costumamos colocar no carrinho por ter fácil acesso nas gôndolas.  Seu esforço vai valer a pena”, pontuou.
 

menu
menu