Notícias

Pandemia | É hora de ensinar educação financeira aos filhos

A redução dos salários, ou até mesmo a demissão, podem trazer aprendizados fundamentais às famílias nesta pandemia. Um deles é a importância de educar financeiramente os filhos. “Tudo tem seu lado bom. Diante dos problemas com finanças o melhor é ensinar a criança a construir soluções. Evite fingir que está tudo bem. Ao crescer terão os próprios problemas. Se souberem lidar com eles, melhor”, pontuou a economista Cecília Perini.

Segundo ela, que também é educadora financeira, a forma como os pais lidam com dinheiro influencia diretamente os filhos. “É mais do que dar mesada. É ensinar princípios. Crianças aprendem sobre finanças dentro de casa. Se a situação é de crise, use o problema para instruir seu pequeno a organizar os recursos disponíveis e a definir prioridades”, recomendou. 

Cecília Perini explica que o aprendizado precisa ser compatível com a idade do filho. Ela defende uma conversa franca sobre a situação do orçamento doméstico. “Seria esse o primeiro passo. Nesse bate-papo, motive a criança a acreditar que dias melhores virão e, claro, deixe ela participar dessa fase definindo algum tipo de contenção de gasto”, disse.

O filho pode ser o responsável por administrar, por exemplo, quanto tempo cada um vai ficar no chuveiro. “Torne isso divertido. Dê um apto à criança e peça a ela para marcar 10 minutos no banho de cada membro da casa. Depois, ajude ela a registrar o quanto foi economizado com aquela redução. No final do mês faça o balanço do quanto custou e o quanto ela ajudou a economizar ”, ensinou.

 

menu
menu