Notícias

Sequelas pós Covid-19

 

            Com alguns Estados no país começando a controlar a pandemia do Coronavírus e estabilizar casos, muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre esse vírus que ainda é tão misterioso no universo medicinal. A médica pneumologista Jessica Polese alerta para os estudos que deverão continuar e para os tratamentos que serão indicados para pacientes que já tiveram a doença. “Entre os pacientes que tiveram o Covid-19, muitos apresentaram quadros leves e outros síndromes mais graves em que além dos pulmões, outros órgãos serem afetados. Existem relatos de quadros cardíacos, insuficiência renal e até deficiência de coagulação de sangue”, explica a pneumologista.

            Em relação à pneumonia, percebemos que o Coronavírus provocou lesões graves nos pulmões e, que o paciente vai precisar ter um acompanhamento por algum tempo, mesmo após a doença, para sua recuperação. “Como o Coronavírus causa inflamação nos brônquios, pulmões e alvéolos pulmonares, por conta da queda de oxigenação do sangue, o organismo compensou aumentando a frequência respiratória com os pulmões já afetados, aí a falta de ar que muitos sentiram”, explica a médica.

            “Muitos pacientes reclamam que essa falta de ar continua, alguns ficaram com o olfato prejudicado e outros perderam o paladar. Assim, temos constatado que essa região sensorial ligada ao sistema respiratório tem sofrido sequelas”, conta Jéssica.

            Segundo pesquisa de um Relatório publicado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em matéria publicada no site da Revista Veja, mostra que pacientes demoram semanas para terem uma recuperação completa e que pessoas com 50 anos ou mais é que geralmente ficam com alguma sequela constante. Os problemas contínuos incluem fadiga, batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, dores nas articulações, confusão mental, perda persistente do olfato e danos ao coração, pulmões, rins e cérebro.

menu
menu