Notícias

Sedu abre inscrições para exame supletivo gratuito

Foto:Nestor Müller/Secom 
 
As inscrições acontecem até sexta-feira (14/9) 
A partir desta segunda-feira (10/9) foram abertas as inscrições para o exame supletivo gratuito ofertado pela Secretaria Estadual da Educação (Sedu). A inscrição deve ser realizada nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizados em Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares (confira no final do texto os endereços) .

Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 15 e 18 anos interessadas em concluir o ensino fundamental ou médio, respectivamente.

A prova será realizada entre os dias 12 e 26 de outubro. O candidato não precisa freqüentar cursos regulares. Ele pode se preparar em casa, a partir dos programas de disciplinas preparados pela Sedu e que serão entregues no ato da inscrição.

Durante o ano, a Sedu realiza duas provas de exames supletivos. No exame realizado no primeiro semestre, mais de 5,2 mil pessoas se inscreveram. Segundo informações do último Censo Escolar, 92% das matrículas na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos no Estado foram realizadas em escolas da rede pública.

Documentação
Os documentos necessários para a inscrição são: cópia simples da carteira de identidade, carteira de trabalho ou habilitação, incluindo o original para conferência, e foto 3x4.

O conteúdo da prova de ensino fundamental abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, incluindo, redação; Matemática; Ciências; História e Geografia. Somente a Língua Estrangeira é opcional. No ensino médio, as disciplinas são: Redação e Literatura; Matemática; Biologia; Física; Química; História; Geografia e Língua Estrangeira.

Para obter aprovação, o candidato terá que conseguir média igual ou superior a 60 em cada disciplina. A pontuação máxima é 100.


Opções
Além do exame supletivo, os Centros de Educação também oferecem a “Instrução Personalizada” que inclui, além de material didático, a orientação individualizada no próprio Centro, em horário definido pelo estudante. O estudo é feito por módulos de disciplinas e a data do exame de cada um deles também é definida pelo aluno.

Um outro formato para acesso ao ensino de jovens e adultos é ofertado dentro das escolas regulares. Das 597 escolas da rede estadual, 411 ofertam o ensino especializado a este público. São 55.604 estudantes matriculados. Desses, 5.682 estão no primeiro segmento (1ª a 4ª série), 17.483 no segundo segmento (5ª a 8ª série) e 32.439 no Ensino Médio. Cada uma dessas três etapas dura em média dois anos.

A Sedu oferece ainda o programa “Alfabetização é um Direito”. Iniciado em 2004, o programa contabiliza mais de 53 mil pessoas atendidas em 76 municípios do Espírito Santo.
 
 
 
Informações Adicionais:
Confira os endereços dos CEEJAs:

CEEJA Vitória
Ladeira São Bento, nº 60, Centro
Tel.: 27 3223-6429

CEEJA Colatina
Av. Pedro Vitali, 209, bairro Tropical
Tel.: 27 3721-1433

CEEJA Cachoeiro de Itapemirim
Rua Moreira, nº 215, bairro Cel. Borges
Tel.: 28 3522-5678

CEEJA Linhares
Rua Monsenhor Pedrinha, s/n, Centro
Tel.: 27 3371-1299

Fonte:Secretaria da Educação do ES
site oficial: http://www.sedu.es.gov.br/default.asp

menu
menu