Notícias

Veja como foram as finais do Maresia Brasileiro de Surf 2007

Foto:Ronaldo Ceravolo

Veja as fotos http://www.norock.com.br/baladas.php?op=detalhes&id_tipo=3&id=2078

    Baiano Marco Fernandez, paraibana Diana Cristina, paulista Jessé Mendes e equipe potiguar reforçam galeria de campeões do Maresia Brasileiro de Surf

O baiano Marco Fernandez, a paraibana Diana Cristina e o paulista Jessé Mendes brilharam neste domingo (16/9), na praia do Solemar, Jacaraípe (ES), palco da quarta e última etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2007. Na tradicional disputa por equipes, um duelo eletrizante consagrou o Rio Grande do Norte como novo campeão do circuito brasileiro. Dois surfistas chegaram ao domingo com os títulos do Maresia Brasileiro de Surf já garantidos – o potiguar Jadson André (campeão da Open e Júnior) e a catarinense Gabriela Leite, vencedora da Feminino Open. O último dia da etapa capixaba definiu os outros quatro integrantes da galeria de campeões da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

A disputa por equipes foi a mais emocionante da história do circuito brasileiro. Pela primeira vez em 18 anos de circuito, o título foi decidido na última bateria do campeonato. Para conquistar o octacampeonato nacional e quebrar um jejum de sete anos sem títulos, os paulistas torciam para que o potiguar Jadson André ficasse em quarto lugar na Open. Porém, a sensação do circuito não vacilou e conseguiu terminar a prova na segunda posição, atrás do conterrâneo John Max, que também venceu a categoria Júnior na etapa capixaba e garantiu vaga no Pan-Americano de Surf 2007, que acontece de 7 a 11 de novembro, em Iquique, Chile.

Os potiguares fizeram a festa no Solemar e dominaram o pódio da etapa final do Maresia Brasileiro de Surf. O primeiro título do Rio Grande do Norte foi bastante festejado também pelos baianos, que venceram o circuito brasileiro em 2006 e comemoraram a permanência do caneco no Nordeste. “Gostaria de agradecer a Deus por ter conquistado este título. Ralamos muito durante todo o circuito e fomos campeões aos trancos e barrancos. Este troféu é fruto de muita dedicação”, diz o técnico potiguar Jerri Pascoal, que dirigiu seu carro por 18,5 mil quilômetros para levar os atletas às etapas do Rio Grande do Sul, Bahia e Espírito Santo.

Outro duelo sensacional foi a briga pelo título do Maresia Brasileiro de Surf na categoria Mirim. O baiano Marco Fernandez vinha liderando o ranking, mas era ameaçado pelo paulista Miguel Pupo. Ambos chegaram até a final e travaram uma batalha épica. Pupo precisava vencer a etapa ou até ficar com o vice, caso Fernandez terminasse em quarto lugar. O paulista lutou muito pela vitória e chegou a liderar o confronto ao obter notas 8.00 e 7.00, mas o dia era mesmo de Marco Fernandez, que fez 8.25 no decorrer da bateria e virou o resultado ao arrancar 9.00 pontos dos juízes. “Foi muito emocionante, estou muito contente com o meu primeiro título brasileiro. Gostaria de dedicar este título a todos que torceram por mim, meus patrocinadores e meu pai, que sempre apostou em minha carreira”, comemora Fernandez, garoto revelado em Arembepe, litoral norte baiano.

Na Iniciante (até 14 anos), o paulista Jessé Mendes precisava ficar entre os três primeiros colocados da prova para impedir o título do conterrâneo Gabriel Medina, que chegou ao Solemar como líder do ranking, mas caiu na semifinal e deixou o caminho livre para Jessé conquistar seu primeiro título brasileiro. Na final, Jessé Mendes mostrou muita determinação para subir ao topo do pódio. “Cheguei aqui disposto a conquistar o título e felizmente deu tudo certo. É o meu primeiro título nacional e espero que as coisas melhorem cada vez mais daqui pra frente”, revela Jessé.

Quem também entrou na galeria de campeões do Maresia Brasileiro de Surf foi a paraibana Diana Cristina, que venceu a categoria Feminino Open na etapa capixaba e conquistou o tricampeonato brasileiro na Feminino Júnior. “Perdi na semifinal da Feminino Júnior por apenas um décimo. Surfei uma boa onda e depois não consegui pegar outra, mas graças a Deus consegui ficar com o título brasileiro”, diz “Tininha”, paraibana revelada na Baía da Traição. Depois de garantir o título brasileiro na Feminino Open, a catarinense Gabriela Leite voltou a fazer bonito no Solemar e ficou com o título da etapa na Feminino Júnior.

Pan – A competição definiu os últimos integrantes da equipe brasileira que disputarão o Pan-Americano de Surf 2007, que será disputado entre 7 e 11 de novembro, em Iquique, Chile. Na Open, os representantes do time brasileiro são o baiano Franklin Serpa, o gaúcho Vinícius Fornari, o potiguar Tom da Pipa e o catarinense Ricardo Santos, convidado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS). A Júnior conta com os potiguares Jadson André e John Max, o cearense Charlie Brown e o catarinense Alejo Muniz, também convidado pela CBS. Na Feminino Open, disputam a prova a catarinense Gabriela Leite e a paraibana Diana Cristina, que recebeu o convite por ter conquistado o título brasileiro júnior. A delegação brasileira também terá atletas nas categorias Bodyboard e Longboard.

O Maresia Brasileiro de Surf 2007 foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e contou com o patrocínio da Maresia pelo quarto ano consecutivo. A quarta e última etapa teve co-patrocínio da Bahamas Surf Shop, Bad Boy, Mirage Soluções Gráficas, Schin Refrigerantes, Dedinho Surf Boards e Kona Blanks. Cobertura: revista Fluir, Rede Tribuna, Mix Vitória 106,9 e site Waves.Terra. Apoio: Federação de Surf do Espírito Santo, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal da Serra, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.

Divulgação:Ader Oliveira/Assessoria de imprensa

menu
menu