Notícias

O Festival de Alegre está de volta

Por: Cristina Adame
Fonte: Mile4

O Festival de Alegre está de volta

 A 25º edição do Festival de Alegre será pautada pelo ecletismo musical.

Atrações de todos os ritmos e para todos os públicos estão contempladas na programação. A tradicional maratona de bons shows está garantida para o evento.

Esta notícia, certamente, agradou a galera jovem de todo o Estado. O Festival de Música de Alegre, maior evento musical do Estado, retomou com toda a força, já definiu 80% de sua programação e, para melhorar, o organizador do evento, o empresário Ângelo Sobreira, diretor da ATS Promoções e Eventos, anunciou a retomada da tradicional competição para escolha da melhor música e melhor intérprete. Em paralelo ao Festival, também estão confirmadas as realizações do Rock da Tarde e o Tarde Folia.

O evento será de 10 a 13 de junho e promete transformar a pacata cidade do Sul do Estado na capital capixaba da música. Durante os quatro dias do festival estão previstas 20 grandes atrações locais e nacionais que estarão no palco principal, representando nove diferentes estilos musicais, (rock, pop, MPB, eletrônico, pagode, música baiana e o sertanejo universitário, entre outros), em mais de 40 horas de apresentação para um público de, aproximadamente, 150 mil expectadores.

Isso sem citar as demais atrações que estarão garantindo a movimentação musical durante o dia, na cidade, com o Rock da Tarde e o Tarde Folia. A programação desses eventos ainda está sendo definida.

            Os capixabas e turistas de as regiões do País que comparecerem ao evento assistirão shows das maiores estrelas do show biss nacional. Entre elas estão Asa de Águia, Chiclete Com Banana, Banda Eva, Cláudia Leite, O Rappa, Titãs X Paralamas, Fresno, João Bosco e Vinicius, Jorge e Mateus, Jota Quest, Chimarruts, Ana Carolina, Sorriso Maroto, Skank e Nx Zero, DJs tocando trance. Uma atração internacional também está prevista no evento e seu nome será relevado nos próximos dias. As vendas começam no dia 13 de abril com valores e pontos de venda sendo definidos.

Para esta edição, as bandas se apresentarão no palco por aproximadamente duas horas, bem mais no que nas edições anteriores quando esse tempo era de cerca de 50 minutos. Isto significa que, em apenas uma noite, serão mais de 10 horas de muito som e agitação. É música para virar a noite!

Além da galera jovem, um outro público festeja a retomada do Festival de Alegre. São os moradores da cidade que, com a realização do evento, veem voltar a movimentação turística na cidade. Durante o evento, a população da cidade quadruplica os seus 32 mil habitantes. Com isso, os hotéis, pousadas e restaurantes registram ocupação de 100%, centenas de casas são alugadas e o comércio registra aquecimento muito acima da média. Toda essa movimentação gera para o município mais de R$ 15 milhões.

Quem também se destaca nos dias do evento são os pontos turísticos e o folclore da região que durante os quatro dias do evento são visitados ou se apresentam nas praças da cidade para milhares de turistas. Entre os pontos visitados, o preferido é a Cachoeira da Fumaça, considerada uma das mais bonitas do país, que fica a cerca de 15 quilômetros da sede do município e tem uma queda d’água de 140 m.

 Programação do 25° Festival de Alegre

DATA

BANDA

 

 

 

 

 

 

Dias

 10 a 13 de junho

 

Asa de Águia

Ana Carolina

Chiclete com Banana

Cláudia Leite

Banda Eva

Chimarruts

Fresno

João Bosco e Vinícius

Jorge e Mateus

Jota Quest

Nx Zero

O Rappa

Skank

Sorriso Maroto

Titãs X Paralamas

Estrutura:

O arquiteto Giuseppe Mazzoni assina o projeto arquitetônico do Festival de Alegre. Para este ano ele fez alterações no palco que terá formato de trapézio, com laterais inclinadas, permitindo maior movimento das bandas nas apresentações.

Os telões de alta e baixa resolução com dimensões maiores, “painéis de LED em torno de 200 m2. Modernos, os G-Lec como são conhecidos, transmitirão as imagens – grafismos abstratos - nas oito placas disponibilizadas nas laterais do palco. Cores e grafias mudarão a todo o momento, garantindo dinamismo e modernidade.

Outra mudança é a do layout dos camarotes corporativos. Com pé-direito duplo, eles terão um mezanino que permitirá área vip reservada e com maior privacidade.

Com larga experiência profissional em ambientação de evento, Guiseppe Mazzoni tem no currículo trabalhos como Festival de Verão, de Salvador, e o Pop Rock, de Belo Horizonte.

Maior som da América Latina:

Pelo décimo segundo ano consecutivo, a Gabisom Sistemas de Som e Equipamentos Musicais, fornecedora da Rede Globo no Carnaval do Rio de Janeiro, será a responsável pela sonorização do Festival de Alegre.

A empresa é uma das três maiores do Planeta e tem um portfólio pra lá de seleto. Shows com Roberto Carlos, Marisa Monte, Capital Inicial e Deep Purple, e eventos como o Rock in Rio (Lisboa) e o Carnaval do Rio estão entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa. Para o Festival de Alegre, garantem o que há de mais avançado em qualidade de som.

Programação alternativa:

            A programação dos quatro dias de realização do Festival de Alegre começará sempre às 20 horas. Mas isso não quer dizer que a cidade vai ficar sem música durante o dia. Às tardes também terão programação musical intensa com o Rock da Tarde e o Tarde Folia.

Rock da Tarde:

            O Rock da Tarde será realizado na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Promovido pela Prefeitura local, o evento reúne atrações especiais com o objetivo de manter o pique da galera fora dos horários do Festival.

            A estrutura preparada para receber o público conta com palco, luz, som, seguranças contratados e apoio da Polícia Militar, além de barracas espalhadas pelo centro da cidade.

A expectativa é de que o Rock da Tarde repita o sucesso de 2007, quando reuniu mais de 30 mil pessoas nas ruas do centro de Alegre.

Os horários e programação estão sendo definidos e serão divulgados na próxima terça-feira, 07 de abril.

Tarde Folia:

O Tarde Folia, micareta indoor que acontece no último dia do evento, neste ano vem repaginada, com diversas atrações. Os horários e programação estão sendo definidos e serão divulgados na próxima terça-feira, 07 de abril.

Competição:

A tradicional mostra competitiva nacional de compositores e intérpretes do Festival de Alegre está garantida na 25o edição do evento, mas ganhou novo formato. Segundo o realizador do evento, o empresário Ângelo Sobreira, da empresa ATS Promoções e Eventos, a disputa, que antes acontecia no Parque de Exposições Geraldo Santos, junto com os shows nacionais, agora passará a ser realizada em um palco montado na Praça da Bandeira, no centro do município.

"Os competidores usarão o espaço do já consagrado Rock da Tarde, na praça. É mais garantia de público para esses artistas do que se eles se apresentassem no palco principal, horas antes dos shows nacionais", explicou o organizador, referindo-se a um problema recorrente no festival: a ausência de público para prestigiar os competidores, uma vez que eles praticamente tocavam e cantavam para o corpo dos jurados.

Detalhes quanto à inscrição e valores da premiação estão sendo definidos e posteriormente serão divulgados no site www.festivaldealegre.com.br.

Segurança:

Mais de 300 homens farão a segurança dentro da área do 25º Festival de Alegre, onde também atuarão 20 profissionais da área de saúde. Entre os parceiros estão a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros que trabalharão pela segurança dos mais de 150 mil turistas esperados para o evento. Serão disponibilizados, ainda, 150 banheiros químicos, inclusive para portadores de necessidades especiais, na área do evento. A Prefeitura de Alegra também instalará banheiros químicos nos pontos de maior movimentação na cidade.

Alimentação:

Para recarregar a energia, entre uma apresentação e outra, o Parque de Exposição contará com uma praça de alimentação, que servirão pratos regionais e típicos. Durante o dia, outras 50 barracas e estarão instaladas próximas ao palco do Rock da Tarde.

História e números:

No início do festival, na década de 80, o evento tinha um caráter universitário. O objetivo era divulgar a música popular e revelar novos nomes para o cenário nacional. À medida que o tempo foi passando, artistas e nomes consagrados foram se incorporando à programação que sempre agitava a cidade no feriado religioso de Corpus Christi. Hoje, o Festival de Alegre está entre os maiores eventos musicais do País, com uma performance repleta de boas referências.

Segundo dados da prefeitura e da organização, na última edição, em 2007, cerca de 150 mil pessoas circularam pela cidade nos quatro dias do festival. A renda movimentada nesses dias, foi de aproximadamente R$ 15 milhões, distribuídos em vendas e rede de serviços como aluguéis de imóveis. A taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 100%.

Onde ficar?
Todos os anos, o Festival de Alegre muda a “paisagem” da bucólica cidade do sul do Estado com os milhares de turistas que chegam para assistir aos shows das melhores bandas do País. Os moradores aproveitam a oportunidade e alugam suas residências ou quartos para atender a demanda e conseguir um faturamento extra. Outros locais também se preparam para receber o público do Festival. Hotéis, pousadas e campings da região registra ocupação de 100% no período do evento. Conheça algumas opções de acomodação:

Casas para Alugar: 
Henrique: (28) 9956 – 1312
Sérgio: (28) 9917 – 4461
Xodó: (28) 9886 – 5541
Saulo: (28) 8111 – 1738

Hotéis:
Alegre Hotel: (28) 3552 – 1305
Hotel São José: (28) 3552 – 3561
Cidade Hotel: (28) 3552 – 2122
Alegre Palace Hotel: (28) 3552 – 2382
Hotel Progresso: (28) 3552 – 2237
Novo Hotel: (28) 3552 – 0529
Hotel Lews: (28) 3552 – 1442
Hotel Avenida: (28) 3552 – 2647

Pousadas:

Auto Posto Pousada e Camping Pedra do Pombal: (28) 3552 – 8406

 Serviço:

Data: 10 a 13 de junho

Local: Parque de Exposições e Centro de Lazer Geraldo Santos.

Horários:         20h - Abertura dos portões

                        21h – Apresentação de bandas locais

                        22h – Apresentação de bandas nacionais

menu
menu