Notícias

Cecaes inaugura Ponto de Leitura

Incentivar o hábito e o prazer da leitura, principalmente para os jovens, crianças e adolescentes, é uma prática indispensável para a formação de uma sociedade mais preparada. Pensando nisso, o Centro Cultural Caieiras (Cecaes) inaugura no dia 7 de novembro, sábado, a partir das 11h30, o acervo do Ponto de Leitura “Tia Laura”. A iniciativa faz parte das comemorações de 10 anos de atividades da entidade.

O espaço foi batizado com esse nome numa homenagem a uma das mais antigas moradoras e educadoras da Ilha das Caieiras, que dedicou 30 anos de sua vida ao saber. O acervo é composto por aproximadamente 800 títulos sobre os mais variados assuntos, de dicionários a clássicos da literatura brasileira. Conta também com diversas enciclopédias, dentre elas a Barsa (impressa e digital) e a enciclopédia infantil para crianças em fase de alfabetização, dentre outras. Também oferece dicionários dos mais diversos tipos, como o Aurelinho, o Mini Houaiss, os de física e de matemática, entre outros.

            Títulos de difícil acesso, não disponíveis em livrarias comuns, como os que tratam de folclore, do resgate de costumes regionais e do meio ambiente, também compõem o acervo, assim como “Giramundo”, de Renata Meirelles, que descreve as diversas brincadeiras de crianças do Brasil, o “Ecossistemas do Brasil”, do professor e geógrafo Aziz Ab’Sáber, ou ainda “A Mata Atlântica é aqui e daí?”, da Fundação SOS Mata Atlântica.

           No Ponto de Leitura “Tia Laura” também poder ser encontrados materiais que servem de apoio a educadores sociais, livros práticos que ensinam como desenvolver determinadas tarefas e manuais de pequenos socorros, e outros.

Mas o acervo não se restringe a obras de referência ou de ensinamentos propriamente ditos. Abrange diversos livros da literatura brasileira e contempla escritores consagrados, que também fizeram literatura infantil, mas que muita gente não sabe. “O rei que morava no mar”, de Ferreira Gullar, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado, “Trem de Ferro”, de Manuel Bandeira, “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freire, em quadrinhos, são alguns exemplos.

               E, é claro, os clássicos da literatura infantil não podem faltar: “O menino maluquinho”, de Ziraldo Alves Pinto, “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, “O menino que espiava pra dentro” e “Raul da Ferrugem Azul”, de Ana Maria Machado.

                O Ponto de Leitura funcionará na Estação Puçá - Rua Natalino de Freitas, 195, Bairro São Pedro I – Vitória (em frente à Praça Dom João Batista), de segunda à sexta-feira, de 9 às 11 horas, e de 14 às 16 horas, aberto à comunidade e com atendimento gratuito.

Serviço:

Abertura do Ponto de Leitura “Tia Laura”

Data: 07/11/2009

Local: Estação Puçá - Rua Natalino de Freitas, 195, Bairro São Pedro I – Vitória (Em Frente à Praça Dom João Batista)

Horário: 11h30

Programação: Contação de história com Fabiano Morais e apresentação dos grupos Congo Mirim da Ilha e Manguerê

menu
menu