Notícias

Ava Araújo convida Paulo Russo no Espirito jazz

Paulo Russo, um dos maiores contrabaixistas do Brasil

19 de junho – SÁBADO – Spírito Jazz

 

 

Neste mês de junho a cantora Ava Araujo recebe no palco da Spírito Jazz um dos mais renomados e famosos músicos do país, o contrabaixista acústico Paulo Russo. Considerado um dos maiores nomes do instrumento no Brasil e no mundo, Paulo Russo é compositor e arranjador em mais de trinta anos de sólida carreira no cenário musical brasileiro e internacional. Solista apurado e performático, a presença dele no show da cantora Ava Araujo também será uma grande oportunidade dos músicos mostrarem as nuances das fusões possíveis para voz e contrabaixo dentro da música brasileira e do jazz.

 

Para este show ela selecionou um repertório especial composto de temas do cancioneiro de jazz tradicional e contemporâneo, com clássicos da música brasileira e temas instrumentais compostos por Paulo Russo ao longo da carreira.  

 

Participam  do show os experientes músicos Roger Bezerra no piano e Marco Antônio Grijó na bateria.

 

 

AVA ARAUJO

Ela já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira entre eles Guinga, Fátima Guedes, Filó Machado, Zé Luiz Mazziotti, Gilson Peranzzetta, Leny Andrade Cliff Korman, Marianna Leporace dentre outros. Já se apresentou em palcos famosos como o Teatro Nacional Claudio Santoro em Brasília, Sala Baden Powell no Rio de Janeiro e Teatro Carlos Gomes em Vitória, sempre com sucesso de público e crítica. 

 

Cantora e compositor iniciou sua carreira em 1991. Mezzo contralto, tem extremo bom gosto na escolha de repertório. Qualidade é o guia do seu trabalho de interpretação. Imprime emoção e sentimento, técnica vocal e sensibilidade nas canções que escolhe pra cantar em seus shows. Sempre muito bem acompanhada de grandes músicos, esbanja técnica vocal quando o assunto é improvisação e conhecimento técnico, harmônico e melódico. Utiliza sua voz como mais um elemento a ser explorado por seu trabalho. Sua voz é um instrumento a mais na concepção da música que faz e ao mesmo tempo é o elemento mais importante para interpretação dos temas e compositores que escolhe para trabalhar, propiciando uma interatividade musical e uma simbiose em cena raramente vista em cantoras brasileiras contemporâneas. Com dois discos na carreira, prepara para 2010/2011 dois novos registros discográficos, além de outros projetos musicais que estão em andamento.

 

PAULO RUSSO

Ele já tocou e gravou centenas de vezes com os principais nomes da música instrumental e vocal, entre eles: os violonistas e guitarristas Pat Metheny, Hélio Delmiro e Toquinho; os saxofonistas: Richie Cole Sadao Watanabe, Mauro Senise, Idriss Boudrioua; o flautista Jeremy Steig; os trombonistas Slide Hampton, Conrad Herwig e Raul de Souza; o trompetista Clark Terry; os compositores, pianistas e arranjadores: Hermeto Pascoal, Gilson Peranzetta, Luiz Avellar, Marinho Boffa; os bateristas Fredrik Noren, Dom um Romão, Robertinho Silva, Pascoal Meirelles, Carlos Bala e Ivan Conti; as cantoras Jeannie Bryson, Spanky Wilson, Gal Costa, Nana Caymmi, Leni de Andrade; e os cantores e compositores Ivan Lins, Ed Motta, Lucho Gattica e Toquinho.  Sua avançada concepção harmônico-funcional do contrabaixo aliada à técnica apuradíssima e refinada, despertou a atenção e a admiração de jazzmen do quilate de Tony Willians, Dave Lieberman e Joe Farrell, bem como de críticos consagrados como  Leonard Feather, autor da "Biográfica encyclopedia  of jazz", Tarik de Souza, Luis Orlando Carneiro e José Domingues Rafaelli que disseram:

 

“Paulo Russo é um dos melhores baixistas brasileiros de todos os tempos, cuja inventividade, virtuosismo técnico e recursos aparentemente ilimitados permitem-lhe executar qualquer frase ou idéia que imagine. Ele é um dos mais influentes da escola moderna do baixo entre nós. Seus solos ousados, repletos de surpreendentes alterações de dinâmica, deixam o ouvinte sempre em suspense aguardando o que virá a seguir. Seus dedos extraem ricas e imaginativas sonoridades que variam do lírico ao vigoroso, utilizando o polegar da mão esquerda para bruscas acentuações que funcionam como sucintos comentários rítmicos para as improvisações da sua agilíssima mão direita. Só ouvindo para acreditar.” (Jose Domingues Rafaelli).

 

Natural do Rio de Janeiro e desde cedo fascinado pelo som de, Scott La Faro Miles Davis e Bill Evans, iniciou sua carreira em 1966, na orquestra de Bob Fleming (pseudônimo de Zito Righi), com que permaneceu por sete anos. No início dos anos 70 passou a integrar o grupo do legendário saxofonista Vitor Assis Brasil, com quem gravou três álbuns, hoje tidos como clássicos do jazz nacional. Integrou o famoso quarteto de Victor no primeiro “Montreux Jazz Festival” em São Paulo em 1978 e no “Monterrey Jazz Festival” Maracanãzinho, RJ em 1980. Desde então atuando em concertos e festivais no mundo inteiro,

 

Da vasta discografia de Paulo Russo, destacam-se:

"S.O.M.A" (i.t.m.records, Alemanha), do grupo homônimo por ele liderado; "Baixo de Pau" (Cid), seu primeiro álbum solo aclamado pela crítica  especializada.

"Afinidade" ao lado de Marinho Boffá (piano) e Ivan Conti (bateria) eleito um melhores CDs instrumental do ano de 1995;

"Sorrir" do compositor, arranjador e pianista Gilson peranzetta;

"Songbook instrumental de tom Jobim" com Hermeto pascoal na faixa tema jazz;

Como um dos vértices do Rio de Janeiro Jazz Trio tendo Dario Galante (piano) e Andrew Scott Potter (bateria) já  lançaram quatro   CDs, são eles:

“Marakablu” indicado ao Grammy de 2001, na categoria latim Jazz.

"Pulso Forte"; 2002

"Bop Till You Drop” 2003

“Life is a Rhythm” 2004

 

 

SERVIÇO:

AVA ARAUJO CONVIDA PAULO RUSSO

Dias: 19 de junho (sábado)

Local: Spírito Jazz - Abertura da casa às 21 horas

Rua Madeira de Freitas, 244, 1º piso do Via Cruzeiro Mall

Praia do Canto – Vitória – ES

Referência: em frente ao Yazigi da Praia do Canto

 

Venda antecipada do Couvert: R$ 40,00

Na abertura da casa: R$ 50,00

 

Telefones: (27) 3225-5783 ou 99561001

Das 13h às 18h diariamente 

Pagamento: cartões: Visa, Mastercard e American Express

Observação: A reserva de mesa para o show Ava Araujo & Paulo Russo só ser efetuada mediante pagamento antecipado do Couvert.

menu
menu