Galerias de fotos

Renault Speed Show - Domingo (NS)



Um circo recheado de emoções no seu ultimo ato

Texto e fotos: Nerter Samora

Domingo ensolarado, um dia perfeito para um programa à beira-mar, mas no último domingo (10) a cidade de Vitória recebeu o circo da Renault Speed Show. Na pista, os pilotos protagonizaram um belo espetáculo de ultrapassagens, batidas e muitas emoções. Os espectadores lotaram as arquibancadas e, quando não havia mais espaços livres, tomaram os alambrados que cercavam o circuito de rua. O súbito bom tempo ajudou.

Um programa diferente para pais e filhos, que têm em comum a paixão pela velocidade - passada de geração a geração -, mas não há como não vibrar com o ronco dos motores das categorias monoposto, a Fórmula Renault e de veículos turismo, a Copa Renault Clio. Para as mulheres, a competição tem um charme a mais com os pilotos e suas máquinas possantes, embora a competição já tenha tido a participação de uma mulher, Bia Figueredo, vencedora da edição de 2005 da Fórmula Renault. Para alegria dos marmanjos, hoje a competição é predominantemente dominada por homens, muitos na verdade, apenas meninos - que não têm idade para tirar a primeira habilitação e já guiam a mais de 180 km/h, como eles chegam na reta oposta.

Como há aqueles que gostam do ronco dos motores, há também os que gostam de sentir o cheiro da borracha dos pneus desgastados ou ouvir freadas e batidas nos guard-rails. Para esses, a corrida é emocionante, já que não faltam batidas e choques entre os veículos no travado circuito de rua. E o aperitivo das emoções do domingo começou no sábado, dia de muitos treinos livres - três para ser mais preciso - e da tomada oficial de tempos. Nessa sessão o carro guiado por Luiz Frediani da Copa Clio bateu violentamente contra os guard-rails e capotou, gerando momentos de apreensão no paddock e delírio nas arquibancadas. Felizmente, nada de mais grave ocorreu com o piloto, que saiu do carro andando, embora um pouco confuso devido à potência do impacto.

O melhor do domingo

Vamos agora ao que de melhor aconteceu no domingo de corrida, dia ensolarado desde o começo - diferentemente do Sábado, onde a cada sessão de treinos os pilotos se deparavam com condições de pista distintas. Primeiro, as emoções da Copa Clio, categoria que contava com a participação - extraordinária, já que participam somente desta etapa - de pilotos locais como Felício Pezente, Betinho Sartório, Romárcio da Silva e Rodrigo Marcheschi, que largavam na 13°, 14°, 18° e 26° posições, respectivamente.

Na ponta do grid, o paulista André Bragantini Jr. - carinhosamento chamado pelos colegas de 'pitbull'-, o piloto que sofre da Síndrome de Tourrete, um distúrbio neurológico que causa tiques involuntários, mas que não impedem André de fazer a pole-position colocando mais de 0,7 segundo de frente no líder do campeonato, o paranaense Cláudio Gontijo. No Circuito Cidade de Vitória - como é oficialmente conhecido - largar bem posicionado é vital para as chances de subir ao alto do pódio.

Após uma truncada corrida, com muitas batidas e carros rodopiando pela pista desde a volta de apresentação, André Bragantini Jr. tocou de ponta a ponta, sem chances para os adversários, que viam o piloto sumir diante dos seus olhos graças a um carro muito bem acertado para a pista e uma tocada precisa do paulista, que dominou o final de semana desde os primeiros treinos. Completando o pódio, os pilotos Luiz Carreira Jr., Raulino Kreis Jr., Cláudio Gontijo e Rodolfo Pousa.

Mais atrás no grid, os capixabas mantiveram a média das atuações na corrida em anos anteriores, destaques para a corrida de recuperação de Felício Pezente, que, após um fraco desempenho na largada, recuperou posições inclusive em cima do conterrâneo Betinho Sartório - que teve um bom começo de prova, mas depois de alguns choques com outros veículos, seu carro perdeu potência e foi sendo ultrapassado por outros pilotos, mas com muita luta durante os 40 minutos de prova. Felício terminou na décima posição, enquanto Betinho terminou na 13a posição.

Após as emoções da Copa Clio, chega a vez da grande vedete da categoria, os monopostos da Fómula Renault, primeiro passo após o kart rumo à carreira internacional. Na pole position largou o jovem piloto Diego Nunes, logo atrás o líder do campeonato Felipe Lapenna, seguido do vice-líder do campeonato e único concorrente direto ao título Douglas Soares.

O grid de largada prometia muitas emoções, mas o que se viu na prova foi ainda melhor. O arrojo no guiar dos jovens talentos contagiou a torcida, que conferiu de perto as emocionantes ultrapassagens, freadas bruscas, choques entre os veículos e batidas, muitas batidas. No final, dos 16 carros que largaram só nove chegaram à bandeira quadriculada. E, assim como na Copa Clio, o vencedor foi o pole position, Diego Nunes, de ponta a ponta, com Felipe Lapenna terminando em 2º e quase garantindo o titulo da temporada, seguido de Cairo Campos, Gustavo Foizer e Galid Osman Duda.

Após a bandeirada quadriculada, chega ao fim o êxtase de um dia de corrida, mas também fica no ar um gostinho de despedida, já que até agora o circo da Renault Speed Show não está garantido na temporada 2007 em Vitória, nem mesmo a categoria. Mas, se essa foi a última, fechou em alto estilo um ciclo importante para o desenvolvimento de muitos jovens pilotos, como o vencedor de 2004, o paulista Alan Khodair, ou do piloto capixaba Lucas Showambach. Ambos estão na Stock Car - Alan na principal e Lucas na light, preparatória - a principal categoria do automobilismo nacional.

As imagens aqui expostas são protegidas pela Lei 9.610/98 de Direitos Autorais, sendo seu autor o único autorizado a utilizá-las. Caso se interesse em adquirir alguma foto entre em contato pelo e-mail: contato@norock.com.br ou use nosso formulário de contato. Reprodução total e/ou parcial são proibidas.
menu
menu