Notícias

Semana do Sono 2020 vai tratar o tema “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”

A Associação Brasileira do Sono (ABS) promove anualmente a Semana do Sono com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de um sono reparador para a saúde do corpo e da mente e apresentar as últimas novidades e pesquisas sobre o ecossistema do sono.

Em 2020, a Semana do Sono ano acontece de 13 a 19 de março com o tema “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”. Segundo a ABS, 45% dos brasileiros se queixam de dificuldades para dormir e uma das principais reclamações referentes ao sono é a insônia, que pode estar relacionada à ansiedade, depressão, estresse e até alterações hormonais – nas mulheres.

“A insônia gera um efeito de estresse que faz com que o corpo aumente a produção de adrenalina e cortisol e essas substâncias diminuem a ação do sistema imunológico, sendo assim fica aberto o caminho para complicações cardíacas e digestivas”, afirma a presidente da Associação Brasileira do Sono – regional ES, Jéssica Polese.

Outro problema bastante comum é a apneia do sono, que acomete 33% da população adulta e é caracterizada pela interrupção da respiração por 10 segundos ou mais durante o sono. Ronco, engasgos noturnos, acordar com a boca seca são alguns dos sinais da apneia do sono. Como esse é um distúrbio que piora com a idade, os idosos devem ficar atentos.

“O ideal é identificarmos o problema e as causas em cada paciente, pois cada pessoa pode ter diversas causas para estar passando por uma privação do sono, como cansaço excessivo, alteração de humor, entre outras. Vale um diagnóstico e nosso acompanhamento”, completa Jéssica.

Consequências de dormir mal

Um sono de má qualidade ou em número de horas inferior à necessidade gera privação de sono, que afeta o desempenho intelectual, o humor, a memória, o controle de peso corporal, reduz a imunidade e aumenta o risco de doenças como hipertensão, diabetes, depressão e obesidade.

Por isso, é preciso ficar atentos a alguns sintomas apresentados durante o dia e que podem ser indicativos de que o sono não vai bem. Os mais comuns são: dificuldades persistentes de iniciar o sono ou permanecer dormindo, sonolência diurna, fadiga ou baixa energia, alterações da memória e concentração, irritabilidade, despertar com falta de ar ou roncos, sensações desconfortáveis nas pernas ao dormir, ranger de dentes, entre outros.

“Caso a pessoa apresente esses sintomas regularmente deve procurar ajuda profissional para realizar um diagnóstico e tratamento”, ressalta Jéssica Polese.

Programação local

A presidente da Associação Brasileira do Sono – regional ES, Jéssica Polese, conta que em Vitória estão programadas ações para dialogar com o público sobre a higiene do sono, como identificar possíveis distúrbios, que profissional procurar e desmistificar o diagnóstico e tratamento. No domingo (15) de manhã, das 8h às 11h, serão distribuídas cartilhas com orientações sobre o sono na Praia de Camburi.

Na terça (17), profissionais da saúde realizam palestras sobre vários temas relacionados ao sono no Auditório Rosa Maria Rego Costa Paranhos, na Ufes. O evento científico é aberto ao público. Confira abaixo a programação completa:

 

Semana do Sono 2020 - Vitória

Distribuição de cartilhas com orientações sobre o sono

Data: 15/03

Hora: 8h às 11h

Local: SOE 1 – Praia de Camburi

 

1º Simpósio de Medicina do Sono – evento científico aberto ao público

Data: 17/03

Hora: 7h30 às 12h

Local: Ufes – CCS – Elefante Branco (Auditório Rosa Maria Rego Costa Paranhos)

 

Programação:

7h30 – Abertura: “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”

Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES

8h15 – “Fisiologia do sono e variações do sono normal”

Palestrante: Dr. Rowdley Rossi – presidente da Abros (Associação Brasileira de Odontologia do Sono)

9h – “Métodos diagnósticos em Medicina do Sono”

Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES

9h30 – “Principais distúrbios do sono (apneia do sono, parassonias – sonambulismo, bruxismo e síndrome das pernas inquietas”

Palestrante: Dra. Jéssica Polese – presidente da ABS-ES

10h30 – “Insônia”

Palestrante: Dra. Laís Tardim – Psiquiatra e Medicina do Sono

10h45 – “Distúrbios do sono e doenças psiquiátricas (distúrbio do sono, suicídio e depressão)”

Palestrante: Dra. Laís Tardim – Psiquiatra e Medicina do Sono

Apresentação de instrumento elaborado pelos alunos de graduação: “Sono e relação com ansiedade e depressão em universitários.” - Dra. Maria Teresa M. Araújo.

11h – “Distúrbios do sono e doença cardiovascular”

Palestrante: Dra. Maria Teresa M. Araújo e Dra. Jéssica Polese

11h20 – Discussão e encerramento

 

 

menu
menu