Notícias

Mais de 3 milhões de pessoas sofrem de Narcolepsia no mundo

Você sabe o que é Narcolepsia? É um distúrbio do sono crônico que causa sonolência excessiva durante o dia, que afeta as atividades diárias. Estudos mostram que uma em cada 200 pessoas são afetadas, entre homens e mulheres, em geral de 7 a 25 anos de idade, podendo persistir por toda a vida. No mundo, estima-se que três milhões de pessoas sofrem do distúrbio. 
 
“Basicamente, a pessoa pode adormecer involuntariamente, independente do que esteja fazendo, seja dirigindo, exercitando, em compras, em qualquer situação. Além disso, pode apresentar sintomas como paralisia do sono e ainda ter a sensação de estar sonhando acordado”, afirma a presidente da Associação Brasileira do Sono – regional ES, a médica Jéssica Polese.
 
A causa da narcolepsia ainda não foi diagnosticada, porém pesquisas sugerem que pode ser o resultado de uma combinação de fatores que causam a deficiência de hipocretina, que é um neurotransmissor que ajuda a manter o estado de alerta e regular o ciclo sono-vigília. 
 
Alguns sinais podem ajudar a identificar os distúrbios. “É importante ficar atento a sonolência excessiva durante o dia, a interrupção do sono durante à noite, a paralisa do sono, a cataplexia, que é a atonia muscular súbita que provoca a queda da pessoa, que está consciente, porém não consegue falar ou se mexer, e as alucinações no início do sono ou no despertar”, pontua a médica Jéssica Polese.
 
O diagnóstico impreciso gera prejuízos na qualidade de vida, acarretando no funcionamento psicológico, social e cognitivo. “Por isso o recomendado é procurar um profissional médico para uma avaliação clínica. Quanto antes identificado o distúrbio, maior são as possibilidades de minimizar os impactos no paciente”, pontua Jéssica.

 

menu
menu