Notícias

Jovens recorrem cada vez mais cedo ao botox para prevenir rugas

As rugas e linhas de expressão não têm idade certa para começarem a parecer. Até mesmo peles ainda jovens já podem apresentar pequenos sulcos e marcas, o que ocasiona preocupação e incômodo, abalando, muitas vezes, a autoestima da pessoa.

Por conta disso, muitos jovens têm recorrido ao uso de toxina botulínica de forma preventiva. Mas, será que existe uma idade mínima para começar com o botox? Na realidade, não. Segundo médicos, as rugas e linhas de expressão podem surgir em faixas etárias diferentes, sendo que algumas pessoas têm recomendação para começar a aplicação aos 18 ou 20 anos e outras somente depois dos 40. Por isso, a orientação é sempre consultar um dermatologista, que vai avaliar a real necessidade do procedimento.

“A aplicação de toxina botulínica  precisa de recomendação médica. O dermatologista vai avaliar a pele, estudar a necessidade do chamado botox preventivo e fazer a aplicação, caso seja preciso. Geralmente, a toxina é indicada de forma preventiva quando as linhas e vincos da pele vão se tornando mais visíveis, e também para quem faz muitos movimentos faciais com a testa e boca para se expressar”, explicou a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Karina Mazzini.