Notícias

Rótulo especial de cachaça produzida no ES conquista mercado diferenciado de destilados

O produtor de cachaças Adwalter Menegatti acaba de lançar um rótulo especial e limitado da sua cachaça Santa Terezinha. Trata-se de um pequeno lote produzido a partir da descoberta casual de uma armazenagem esquecida por dez anos em tonéis de canela sassafrás. De tão potente e majestoso, o novo destilado batizado de Pretiosa Sassafrás vem conquistando renomados apreciadores de cachaça e mercados exigentes de todo o país, incluindo restaurantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. A bebida também está presente em estados das regiões Norte e Nordeste e tem demanda para exportação.

Produzida nas montanhas capixabas, a cachaça Pretiosa Sassafrás possui paladar e aroma bem intensos, emprestados dos barris de Canela Sassafrás. De coloração acobreada, o destaque vai para sua fragrância frutada e adocicada (cerejas e ameixas em calda), complementada com flores de jasmim e alfazema. Aos paladares mais apurados, o sabor concentrado, a textura densa e seu toque marcantemente adocicado lembram vinhos de colheita tardia, a ice wines ou a Jerez.

Na boca, sobressai o dulçor temperado de anis, com frutas maduras (uvas, banana, ameixa), com toque de tosta ao fundo, sendo que ao final da experiência nota-se uma picância de pimenta dedo-de-moça, refrescando o calor dos aromas e sabores iniciais.

A bebida conta com teor alcoólico de 38% e é adequada a todos os palatos. É indicada para abrir o apetite, beber gelada no verão ou em temperatura ambiente nos dias mais frios. Por suas características, a cachaça harmoniza com sobremesas, sendo também ideal para fechar uma refeição, fazendo, em um registro tropical, o papel de um bom Porto.

Todos esses diferenciais vêm envasados em uma garrafa sedutora que traduz toda a potência, excentricidade e delicadeza da cachaça Pretiosa Sassafrás. A embalagem é composta por uma caixa de madeira pinus pirogravada da região de Aracruz. Internamente, a garrafa é embrulhada com uma bandana com uma escultura impressa que representa Vênus e exclusivamente desenhada pelo designer Claudio França Rubinger. Tudo isso acentuado com a cor quente da bebida, que possui tonalidade acobreada.

Saiba mais sobre a cachaça Santa Terezinha

A cachaça capixaba Santa Terezinha, produzida há oito décadas pela família Menegatti, possui presença destacada no mercado nacional e internacional de destilados. O sucesso da Santa Terezinha deve-se à sua produção essencialmente artesanal, feita em pequenos lotes, utilização de cana de açúcar nativa e orgânica, sem queima no corte, destilada em alambique de cobre aquecido com fogo direto à lenha. Este processo garante a cada rótulo uma característica bastante singular, com gosto suave, um cheirinho macio de cana que desce redondinho pela garganta, enxugando o caminho sem deixar gosto amargo na boca.

Tais predicados renderam à família Menegatti, a Medalha de Ouro no International Taste & Quality Institute Brussels, com 95 pontos, em 2014, na Bélgica, dentre vários outros no Brasil. A marca Santa Terezinha possui rótulos de cachaças brancas e envelhecidas em madeiras brasileiras, norte-americanas e europeias. A edição de Carvalho Americano teve a maior pontuação na feira Expocachaça de 2107, em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

menu
menu