Notícias

Dia Nacional de Controle a Asma nesta semana

Nesta terça-feira (21) foi o Dia Nacional de Controle a Asma. A data envolve milhares de pessoas que sofrem da doença inflamatória crônica das vias aéreas, que tem como sintomas a falta de ar, tosse crônica e chiado no peito.

A causa da doença pode ser genética, com histórico familiar de alergias respiratórias, ou ambientais com pessoas que já sejam sensíveis a agentes do dia a dia, como o clima, poeira, substâncias e até medicamentos.

Para a médica pneumologista Jessica Polese, a data escolhida no início do inverno é justamente para alertar os asmáticos ao período em que mais se elevam os casos de doenças respiratórias por conta do clima, que é frio e seco.

“Na asma sem tratamento, pode ocorrer crises de extrema gravidade inclusive levando ao óbito. O que é inadmissível considerando que é uma doença tratável com medicações amplamente estudadas e seguras. Em outros casos a asma pode levar a infecção bacteriana, necessitando uso de antibióticos”, diz.

Para tratar a asma, além de medicamentos, é preciso alguns cuidados básicos na rotina como deixar o ambiente limpo e arejado; manter uma limpeza diária com atenção para não ter nada que acumule muita poeira ou que seja depósito, evitar animais em casa, etc.

“Neste período do inverno é preciso ficar mais atento, pois a mudança brusca de temperatura e a proliferação dos ácaros são as principais causas da asma e de alergias respiratórias”, afirma Jessica. Procure sempre seu médico e tratamento  adequado.

 

menu
menu