Notícias

Novo medicamento no combate ao Diabetes

Um novo medicamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) – agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos – promete reduzir de 16 a 23 quilos de pessoas com excesso de peso com doses semanais, segundo estudo realizado pela American Diabetes Association.

Intitulado Tirzepatide e vendido sob a marca Mounjaro, o medicamento foi testado em pessoas obesas e com sobrepeso, porém sem diabetes e o resultado foi de redução de 16 a 23,6 quilos.

De acordo com a endocrinologista e especialista em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni, as dosagens foram responsáveis por cada perda de peso. “Os pacientes que tomaram o Tirzepatide de cinco miligramas perderam em média 16 quilos; os que tomaram dose de 10 miligramas perderam em média 22 quilos e quem tomou 15 miligramas perdeu 23,6 quilos”, destaca a médica.

O modelo do estudo utilizou injeções semanais em mais de 2.500 pessoas sem diabetes e com IMC acima de 30 ou 27 e que tinham condições relacionadas ao peso como colesterol alto, pressão arterial e doença cardiovascular.

“Esta quantidade de perda de peso de quase 24 quilos é muito grande, é um número que para nós é relacionado às cirurgias”, diz a doutora.

Sobre os efeitos colaterais a médica diz que foram relatados os comuns como náuseas, diarreia e constipação. “Depende muito do organismo de cada um, da alimentação seguida durante o tratamento”, diz Gisele.

A médica alerta que o medicamento é indicado para quem tem sobrepeso e sofre com a obesidade. “A obesidade é um grande problema de saúde deve ser tratado como uma doença crônica, associada a principais causas de morte, como doenças cardíacas, derrame cerebral, diabetes, assim, a liberação deste medicamento é muito importante para este público”, destaca a endócrino.

Estes resultados são gratificantes para continuarmos nosso trabalho no tratamento deste público orientando e tendo mecanismos eficazes.

 

menu
menu