Notícias

Suplementação para melhora da endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória que atinge 10% da população feminina brasileira com idade entre 25 e 35 anos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A doença é causada por uma infecção ou lesão do acúmulo de células que cobrem parte do útero e que constantemente são eliminadas na menstruação.  

Um incômodo para as mulheres, causando dor pélvica, fadiga, infertilidade, entre outros, diversos tratamentos são procurados para auxiliar as mulheres.

“A endometriose além de afetar a saúde física da mulher, afeta o seu bem-estar mental e social, e vida sexual”, explica a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

Buscando soluções para este problema, a fim de evitar cirurgias e promover uma melhora, vários estudos são realizados, e um recente publicado pela  editora de periódicos científico MDPI  (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) mostrou que alguns alimentos e suplementação podem ser indicados para as pacientes.

Gisele diz que o estudo apontou a Vitamina D como um regulador clássico de vias inflamatórias e que ela pode atuar na diminuição das lesões provocadas no útero, e que o uso de suplementação de resveratrol reduziu o tamanho dos endometriomas. “Com estas informações podemos suplementar a paciente e acompanhar o caso e o retorno. O resveratrol também pode ser encontrado na uva”, explica a endocrinologista.

Em relação à alimentação, Gisele diz que é benéfico para o controle da endometriose alimentos ricos em ômega-3, como peixes, oleaginosas, óleos vegetais, sementes, folhas verdes escuras, etc. “Também podemos suplementar caso a paciente tenha alguma intolerância alimentar para amenizar os sintomas e atuar na imunidade que vai agir contra a inflamação e favorecer uma melhora durante o nosso acompanhamento médico”, ressalta. 

menu
menu