Notícias

Sustentabilidade nas cervejarias capixaba

É possível notar que o universo cervejeiro capixaba está atento à responsabilidade com a natureza. A Convento Cervejaria, Meu Chope.com e Reserva do Gerente contam com ações que fazem a diferença e fazem parte da economia circular.

Em uma parceria inédita no estado, a Convento Cervejaria se juntou com a Ekipo, a fabricante de equipamentos e soluções em sistema de cervejas artesanais para desenvolver equipamentos que possam gerar mais eficiência operacional usando menos insumos. E de acordo com um dos sócios da cervejaria, Léo Leal, foi assim que fizeram um HopGun (arma de lúpulo, em inglês) que aposta na melhora da performance do insumo lúpulo, trazendo uma menor necessidade de quantidades absurdas dessa flor (lúpulo) para extração de aromas e sabores. “Menos realmente é mais com essa tecnologia” destaca.

Outra ação importante é a doação do bagaço do malte de cevada para alimentar as vacas leiteiras da Fazenda Itaiobaia, em Serra. “Poderíamos fazer outro tipo de descarte, mas temos preocupação com a sustentabilidade e a cadeia produtiva. Esse nos pareceu ser o melhor modo de finalizar uma das etapas de produção”, afirma o empresário.

A Convento ainda faz a coleta de seus growllers plásticos na casa dos seus consumidores e reverte o que seria descartado no lixo em material reciclável na cadeia do plástico. Em parceria com a Mayfredo Embalagens, todos growller retorna para o sistema, vira novos polímeros e se transforma novamente em material plásticos. “E como se não bastasse, ainda doamos todos os barris plásticos utilizados para serem transformados em coletores de tampinhas em ajuda à ONG “viralataviraluxo”, que defende e protege os cães de rua” finaliza Leal.

Para a startup Meu chope, os chopes disponíveis em suas máquinas de autosserviço podem ser adquiridos em quantidades maiores em ‘growler pets’, embalagens de plástico que suportam um litro de chope e, após aberta, o ideal é que o chope seja consumido em até sete dias.

“Fornecemos a garrafa gratuitamente e com a alta rotatividade, ficamos atentos à questão da sustentabilidade e possuímos um ponto de recolhimento na MeuChope.com tanto para os copos plásticos quanto para os growlers, justamente para fazer este processo de reserva de resíduos” destaca Augusto Sato, um dos sócios da Meuchope.com.

A Reserva do Gerente optou por utilizar a chamada “energia verde” para produzir sua cerveja artesanal. A empresa conta com duas usinas de energia solar que geram 17 mil kilowatts. “Usamos essa eletricidade para  produzir não só nossa breja, mas o gin, a cachaça e manter funcionando nosso espaço de entretenimento”, explicou o proprietário Ademar Belizário.

    

 

menu
menu