Notícias

Curso de capacitação em gestão e empreendedorismo vai formar 430 mulheres no Espírito Santo

 

Feira Empreendedora marca a formação e capacitação de mulheres de vários municípios do Estado, em Gestão e Empreendedorismo

 

Será nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro, no pátio da Casa do Cidadão, a Feira Empreendedora, que irá solenizar as mulheres que finalizaram a primeira etapa do curso do Programa Brasil Mais Empreendedor, apoiado pela Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (CONAJE) e Cindes Jovem no Espírito Santo. A feira será aberta ao público em geral, com início às 11h e término previsto para às 17h.

Uma realização da Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (CONAJE), que trabalha com objetivo de promover o encorajamento e o protagonismo individual, levando as participantes do projeto ao mercado de trabalho, na forma de microempreendedoras, rompendo com a cultura de dependência do mercado de trabalho formal vigente até então.

Em seu primeiro ano de execução, a iniciativa contará com a participação de mais de 600 mulheres, de 11 municípios capixabas: Vitória, Linhares, Vila Velha, Conceição da Barra, São Mateus, Cachoeira do Itapemirim, Conceição do Castelo, Colatina, Rio Bananal, Sooretama e Nova Venécia.

Em Vitória serão realizadas duas turmas, fomentadas em parceria com o Instituto Mulheres em Ação Pela Cidadania e a Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e da Secretaria de Assistência Social. Com foco na capacitação em Gestão e Empreendedorismo, o objetivo é formar 10 mil empreendedores em todo o país. O Programa já foi desenvolvido em diversos Estados, no Espírito Santo serão 430 mulheres formadas.

Na prática

Na feira, as novas empreendedoras vão colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula e iniciar sua geração de renda por meio de seus negócios. Serão 39 expositoras, com diversos produtos e serviços oferecidos, como artesanatos em crochê, tecidos em couro, chaveiros de madeira; alimentos, como biscoitos artesanais, empadas e bolos; e até serviços, como manicure, pedicure e depilação, entre outros.

Após o encerramento da Feira Empreendedora, será realizado o evento solene de entrega dos certificados para as mulheres que concluíram o período presencial do programa, e que a partir de agora avançam para o período de incubação. Ao todo, o Programa recebeu 114 inscrições para as duas turmas de Vitória.

 

Metodologia do programa 

A Gerar, executora do programa, uma organização social sem fins lucrativos, utilizou a metodologia ByNecessity, desenvolvida pela Besouro - Agência de Fomento Social - que dividiu o curso em duas etapas com 30 horas de carga horária no total, distribuídos em dias presenciais e acompanhamento remoto com consultoria em três meses.

Na primeira etapa ocorreu a qualificação dos participantes, na qual foram instigados a perceberem suas habilidades e transformá-las em empreendimentos estruturados, apresentados na Feira Empreendedora. Após essa etapa, acontece a incubação dos empreendimentos, na qual as mulheres colocam em prática tudo que aprenderam, com o devido acompanhamento e orientação dos profissionais capacitados.

Os recursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, em atendimento à destinação de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Rigoni.

“A meta do Programa é promover o encorajamento e o protagonismo individual ao levar as participantes do projeto ao mercado de trabalho, na forma de microempreendedores, rompendo com a cultura de dependência do mercado de trabalho formal até então vigente. É mais que um curso, é um trabalho de potencializar as mulheres. Assim sendo, além de possibilitar a geração de renda para si próprias, ainda acontece a geração de emprego com a implementação de novos empreendimentos, reaquecendo a economia e a comunidade local. A Feira Empreendedora como etapa de formação do curso materializa tudo isso”, diz Breno Panetto, Coordenador Nacional do Programa Brasil Mais Empreendedor.

Serviço:

*Feira Empreendedora

Data: 25/01/2023

Horário: 11h às 17h

Local: Casa do Cidadão de Vitória

Endereço: Av. Maruípe, 2544, Itararé, Vitória, ES

Solenidade de Formatura – Entrega dos certificados

Data: 25/01/2023

Horário: 18h

Local: Casa do Cidadão de Vitória

Endereço: Av. Maruípe, 2544, Itararé, Vitória, ES

Para mais Informações: (27) 99754-6199 - Breno Panetto

Site: www.gerar.org.br/brasil-mais-empreededor

menu
menu