Notícias

31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco

Com o tema voltado para a fome mundial, a campanha deste ano divulgada pela Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) – Dia Mundial sem Tabaco 2023. Cultive Alimentos, não Tabaco – quer fazer um alerta de quanto o tabaco é prejudicial à saúde do planeta. No site da instituição a campanha diz que o cultivo do tabaco é prejudicial à nossa saúde, à saúde dos agricultores e à saúde do planeta. A indústria do tabaco interfere nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco, contribuindo assim para a crise alimentar mundial.

Esta campanha incentiva os governos a acabar com os subsídios para o cultivo do tabaco e usar esses recursos para ajudar os agricultores a mudar para culturas mais sustentáveis que melhoram a segurança alimentar e a nutrição.

De acordo com a OPAS, no mundo todo, 349 milhões de pessoas em 79 países enfrentam insegurança alimentar aguda, um número sem precedentes. Muitas dessas pessoas vivem em países de baixa e média renda e mais de 30 desses países estão no continente africano. Outra característica compartilhada por muitos desses países é que grandes extensões de terra fértil se destinam ao cultivo do tabaco, em vez de serem utilizadas para cultivar alimentos saudáveis. Os países produtores de tabaco muitas vezes enfrentam impactos econômicos negativos devido aos danos sanitários, ambientais e sociais causados pelo cultivo desse produto. Em muitos casos, as divisas obtidas com as exportações de tabaco são usadas para importar alimentos. O cultivo do tabaco prejudica a saúde dos agricultores e dos trabalhadores rurais e causa a perda irreversível de recursos ambientais valiosos, como fontes de água, florestas, plantas e espécies animais.

A pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese reforça a data para que as pessoas reflitam na questão apontada pela Organização Pan Americana da Saúde e na sua saúde em si.  “São tantos malefícios que o cigarro causa ao humano, e tantas provas disso, que ainda é difícil saber que existem tanto fumantes”, diz Jessica. Com uma parcela da população que se conscientizou que o fumo faz mal, outra vem sendo conquistada com os cigarros eletrônicos, que contam com essências que enganam o consumidor achando que está fumando um aparelho eletrônico que não faz mal, quando na verdade tem se tornado mais perigoso do que o cigarro comum e mais viciante, aliciando jovens ao uso”, pontua a médica.

“Lembrando que o cigarro além de afetar o sistema respiratório, causa doenças cardiovasculares e acidentes cerebrovasculares, além de diversos cânceres, como o de pulmão, onde temos visto tantas pessoas serem acometidas e indo à óbitos pelo mesmo”, alerta Jessica.

 

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco, adotado desde 1988 pelos estados-membros da Organização Mundial da Saúde, visa aumentar a conscientização sobre o grave problema de saúde pública que a epidemia do tabaco representa e a necessidade urgente de implementar e fortalecer medidas de controle do tabagismo

menu
menu