Notícias

Mais de 80% dos médicos são sedentários, afirma pesquisa

Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! Esse ditado popular representa os médicos brasileiros quando o assunto é praticar atividade física. Uma pesquisa mostrou que 84% deles são sedentários. Ou seja, quem deveria ser exemplo de vida saudável, na verdade, não é.

 

O estudo do Movimento Médicos Atletas mostrou que 16,2% referem ter hipertensão arterial; 10,4% hipercolesterolemia e 5% diabetes. Entre os que não praticam atividade física, 60% alegam falta de tempo, 35% não têm o hábito e 20% não gostam. “Nosso estudo detectou um índice de inatividade física de 84% entre os médicos brasileiros. O impacto da pandemia piorou ainda mais esse índice”, afirma o levantamento.

 

A Endocrinologista e pós graduada em Medicina Esportiva, Gisele Lorenzoni, explicou que é fundamental ter o exercício físico como uma rotina e estilo de vida. “Para nós médicos isso é ainda mais relevante. Os pacientes se espelham em nós. Não basta apenas recomendar o combate ao sedentarismo”, afirmou.

 

A pesquisa endossa o posicionamento de Lorenzoni. “A saúde dos médicos deve receber especial atenção, pois médicos ativos fisicamente se atentam mais para aconselhar a prática de exercícios físicos durante a consulta e conseguir uma maior adesão ao estilo de vida mais ativo”.

 

O estudo “Análise sobre a prática de atividades físicas realizada por médicos brasileiros e o impacto do isolamento social durante a pandemia causada pela COVID-19”, destacou ainda que “a maioria dos médicos afirma que reconhece a prática de atividade física como parte importante do tratamento de diversas doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, depressão e câncer”.

menu
menu