Notícias

Mulheres são eleitas motoristas para fugir da blitz da Lei Seca

Fonte: Segs.com.br
 
As empresas seguradoras de veículos constataram e agora os machistas, que costumavam dizer que mulher no volante é perigo constante, terão que dar a mão a palmatória. As motoristas são mais cuidadosas no trânsito.
Com a Lei Seca, em vigor desde o dia 19 de junho, elas foram eleitas as principais condutoras de veículos no retorno para casa. Mas, dessa vez, porque consomem menos bebidas com álcool.

A constatação não faz parte de nenhum pesquisa oficial, mas foi confirmada pelos bloqueios de trânsito realizados pela Polícia Militar na área urbana de Bauru, no último final de semana.

As fiscalizações revelaram, com algumas exceções, que as mulheres foram eleitas motoristas para conduzir os veículos depois da balada e dos encontros com amigos.

Nas duas noites de fiscalizações intensas na cidade, na última sexta e sábado, próximo aos bares, restaurantes e lanchonetes, em cada grupo era possível ver pelo menos uma mulher, comenta o comandante da operação e da Base Comunitária Sul, tenente Renato Ramos.

Segundo ele, nos grupos de amigos e de casais, a figura feminina não consumiu ou se absteve de bebidas alcóolicas para que o marido, namorado ou amigos pudessem ingerir bebidas sem a preocupação de ultrapassar o permitido pela Lei Seca, a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar, ou 2 dg de álcool por litro de sangue.

Outra observação do tenente é que o princípio básico da lei, a educação, está sendo cumprida. “O objetivo é conscientizar a população que álcool e direção não combinam.”

A tese do tenente se confirma no resultado da operação desencadeada na noite de sábado. Dos 38 veículos de passeios e uma moto abordados, com total de 62 passageiros, nenhum foi autuado - sinal que todos não consumiram álcool o suficiente para ser sinalizado no bafômetro.

“Em alguns casos, os amigos combinam de sair juntos na sexta e no sábado. Um não bebe na sexta e outro, no sábado. Um revesamento para que todos possam beber sem provocar acidente.”

Os pontos de encontro de jovens e as vias de maior aglomeração de bares, lanchonetes e restaurantes vão continuar a ser fiscalizadas, avisa o comandante. “As equipes de trânsito continuam trabalhando com o bafômetro e confirmando a documentação pessoal e do veículo, assim como o estado geral do veículo”, finaliza Ramos.
menu
menu