Notícias

Livro sobre história do café capixaba é lançado nesta quinta (25)

Uma nova publicação, que conta uma importante parte da história capixaba, está sendo lançada nesta quinta-feira (25). O livro Café: Ouro do Espírito Santo marca a comemoração dos 60 anos do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) e relata a trajetória de conquistas e ações desenvolvidas pela entidade desde sua fundação, e se tornar a primeira publicação histórica sobre o café capixaba. A solenidade de lançamento será no térreo do Palácio do Café, na Enseada do Suá, para convidados.

A publicação conta com a coordenação e textos de Patrícia Merlo, doutora em História, e fotografias de Cláudia Rodrigues. O objetivo é de que este material se torne fonte de consulta e conteúdo para ações pedagógicas com o intuito de resgatar, divulgar e preservar a história do café e sua importância no desenvolvimento do Espírito Santo.

Segundo o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Marcelo Silveira Netto, o produto, que durante décadas foi uma das únicas forças da economia local, deixou de ser o elo mais forte da cadeia. Apesar disso, “a cafeicultura mundial experimenta um cenário positivo, com expressivo aumento do consumo em diversas regiões e, destaque para o Brasil, que tudo indica caminha para se tornar, não só o maior produtor, como também o maior consumidor de café do mundo”.

O livro faz um registro histórico, do início do século XIX aos dias atuais, evidenciando a importância do café no desenvolvimento rural e urbano do Estado. Só para registrar: o café se mantém essencial para a economia local. Atualmente é o segundo produto mais comercializado no mundo e emprega cerca de 400 mil pessoas diretamente no setor agrícola capixaba.

Além de destacar a importância do Centro para a cafeicultura local, a publicação também registra preciosas informações e depoimentos sobre a bebida, hoje integrada a uma imensa cadeia de produção. O lançamento de “Café: Ouro do Espírito Santo” será, ainda, ponto de partida para a implantação de um projeto há muito almejado pela entidade: a criação de um Centro de Memória.

 

Ficha Técnica

Coordenação Editorial – Leonardo Duarte

Produção Editorial – Claudio Amaral

Revisão e Tradução – Rogério Arthmar

Projeto Gráfico – Ideale Propaganda

menu
menu