Notícias

Simpósio de Doenças Crônicas em Vitória debate o desafio da atualidade: viver mais e melhor

O aumento da expectativa de vida da população aliado a hábitos alimentares, sedentarismo e estresse, colaboraram para o crescimento de doenças crônicas. De acordo com o IBGE, mais de 60 milhões de brasileiros são portadores de alguma doença crônica, sendo que destes, 1, 1 milhão são capixabas.

 

As cinco principais doenças crônicas no Brasil são hipertensão (14%), doença de coluna ou costas (13,5%), artrite ou reumatismo (5,7%), bronquite ou asma (5%) e depressão (4,1). Para discutir o tema considerado um dos maiores desafios da medicina na atualidade, a empresa capixaba Centrad promoverá o I Simpósio Internacional de Gerenciamento de Doenças Crônicas, que será realizado no dia 12 de maio, das 18 às 22 horas, no Novotel.

 

O evento contará com a presença de dois dos maiores nomes no assunto, os americanos Don Felterold, médico, e Christopher J. Lovell, bioquímico.

Alguns dos temas serão “O impacto das doenças crônicas no sistema de saúde”, “A cadeia de valor” e “Como medir os resultados dos programas de gerenciamento de doenças crônicas”.

 

O assunto virou motivo de preocupação no mundo inteiro, já que 75% do que é gasto com saúde, tanto no sistema público, quanto no privado, é destinado ao tratamento de doentes crônicos. No Brasil estas doenças são responsáveis por 67% das mortes.

 

O tema é tão preocupante que em setembro deste ano, a ONU realizará uma assembleia geral para falar sobre o assunto. Nesta reunião, o governo brasileiro deve apresentar uma agenda estratégica de ações para reduzir o número de casos e o impacto do câncer e outras doenças crônicas no sistema público de saúde.

O médico carioca especialista em doenças crônicas Roberto Albuquerque, um dos organizadores do simpósio junto com a diretora médica da Centrad, a  cardiologista Sandra Mathias,  explica que o principal objetivo é mostrar os métodos mais modernos que permitem que o portador de doenças crônicas pode levar uma vida normal, mas para isso precisa saber conviver com sua patologia.

"Um paciente bem informado e orientado é capaz de tomar as decisões adequadas e seguir corretamente as prescrições médicas e ter uma vida saudável sem idas e vindas constantes a hospitais", explica o médico Roberto Albuquerque.

Para Sandra, a informação é peça chave para uma vida uma saudável do doente crônico.

 

 

I Simpósio Internacional de Gerenciamento de Doenças Crônicas do Estado

Onde: Hotel Novotel - Rua Saturnino de Brito, 1327
Praia do Canto, Vitória. 

Dia: 12 de maio de 2011

Horário: 18h às 22h

Informações: (27) 3235- 2284.

 

Fontes: Médica cardiologista Sandra Mathias – 9602- 4115

Médico especialista em doenças  crônicas Roberto Albuquerque – (21) 8232 – 8778.

menu
menu