Notícias

Santa Teresa será o próximo município a receber uma unidade do SENAC-ES

O SENAC Espírito Santo anuncia a construção de mais uma unidade de educação profissional no interior do Estado. A entidade assinou escritura de aquisição de imóvel antigo em Santa Teresa, a sede do antigo clube Tangará, para instalação de um de seus centros de Educação Profissional.

A nova unidade terá por objetivo oferecer a Santa Tereza e a outras cidades turísticas da região, carentes deste tipo de aprendizado, qualificação e educação profissional nas áreas de comércio, serviços e turismo, com a oferta de cursos de gestão, informática, moda e beleza, saúde, hotelaria e gastronomia.

Além desta, o SENAC-ES também constrói uma nova unidade em Venda Nova do Imigrante e desenvolve projetos para instalação de outros centros de educação profissional em Serra e São Mateus.

 

Educação profissional

Segundo o diretor-Regional do SENAC-ES, Dionísio Corteletti
a decisão de implantar uma unidade em Santa Tereza decorre do crescimento que a cidade e municípios vizinhos vêm registrando, especialmente na área turística. Com área total de 8.700 metros quadrados e inspiração na arquitetura italiana, visando preservar o patrimônio cultural do município, a previsão é de que as obras começam em 2012 e sejam concluídas em 2013.

A nova unidade do SENAC, em Venda Nova do Emigrante, foi projetada pelo arquiteto Diocélio Grasseli. Também baseada na arquitetura italiana, o centro de educação profissional terá salas de aula convencionais, laboratórios de informática e de moda e  beleza, cozinha e restaurante pedagógicos e auditório, além do setor administrativo. “Uma escola moderna, pronta para oferecer ensino profissionalizante nas diversas modalidades de capacitação, aperfeiçoamento e cursos técnicos, muitos deles gratuitos”, afirma o diretor-Regional do SENAC-ES.

O próximo desafio será construir uma unidade em Serra para atender, especialmente, ao Programa SENAC Gratuidade (PSG). O objetivo é de que o município tenha uma unidade com programas exclusivamente voltados para atender a população de baixa renda. “Serra está entre as cidades que mais cresce no Espírito Santo e também a que registra maior demanda em educação profissional, por isso, projetamos essa unidade, que vai gerar reais oportunidades de inclusão de seus moradores no mercado de trabalho”, reforça Dionisio Corteletti.

A boa notícia é que o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra também são parceiros nesse projeto, por sua importância para a profissionalização dos capixabas.

 

Saiba mais:

Hoje, o SENAC-ES conta com unidades em Vitória, Vila Velha, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Colatina. O objetivo do SENAC é implantar uma escola em cada um dos polos de desenvolvimento do estado.

Nas cidades onde não existem unidades fixas, o atendimento é feito por meio das carretas do SENAC. No Espírito Santo existem três unidades móveis, uma focada em cursos na área de turismo, outra em moda e beleza e uma terceira em saúde. Todas têm salas de aula e laboratórios

Os três tipos de carreta (Moda e Beleza; Saúde; e Turismo e Hotelaria) são responsáveis por muitas ações socioeducativas e por uma variada programação de cursos e atividades diversos, quase todos voltados para a população de baixa renda e para comunidades distantes ou na periferia dos grandes centros.

As carretas têm 36 metros quadrados de área útil (14 metros de comprimento por 2,6 metros de altura) e todas têm ar-condicionado, equipamento audiovisual, além do material e da infraestrutura necessários para a realização dos cursos profissionais. Desse modo, as carretas reproduzem internamente o ambiente real de trabalho da área a que se destina, como um restaurante, um salão de beleza, um ambulatório, entre outros.

menu
menu